Não é raro no jornalismo a pressa levar o jornalista a esquecer a lógica pelo caminho. Muitas vezes, porém, não é apenas esquecimento, é também obliteração, às vezes por negligência, às vezes por maquinação para defender uma tese.
Hoje meu exemplo é o Globo Esporte. O jornal tá fazendo uma série em que apresenta rapidamente os clubes que disputarão o Brasileirão e apresentam os jogadores de destaque de cada time. Hoje o destaque que me chamou a atenção foi o feito para um jogador do Atlético Paranaense.
Ihh... esqueci o nome do cara. ehehe. Como não vou lá procurar, fica aqui o burro falando das orelhas, ok?
Pois bem. O Globo Esporte nos destaca um atacante. E para embasar a sua tese eles nos mostram números, claro. O jogador teria disputado 141 jogos pelo Brasileirão e feito em torno de 41 gols – a imprecisão é minha!
Aí o jornal nos da as características do jogador, e duas das três destacadas, no diz: “oportunismo: sensacional; poder de decisão: extraordinário”. Mas aí a gente pensa: porra, o cara tem 41 gols em 141 jogos, ou seja, poderia ter passado 100 jogos em branco, e ele é sensacional e extraordinário?!!
Tudo bem, eu compreendo. O Globo Esporte quer levantar a bola do Brasileirão. Eles querem apenas promover os clubes e os jogadores para atiçarem as torcidas. Querem, portanto, defender uma tese. Com isso, esquece-se que números contam algumas histórias e nos pegam pelo pé.
Márcio
quarta-feira, maio 09, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse cara é ESPETACULAR!!!!
Dente
(Editor de esportes do Correio)
O atacante é Alex Mineiro. O lance é que ele tem feito muitos gols esse ano pelo Atlético-PR e, por isso, o oba-oba. Coisas de Globo Esporte. Se deslumbram com os bonequinos em 3D e colocam um estagiário de 1º semestre que não gosta de futebol para fazer o texto...
Postar um comentário