quinta-feira, maio 17, 2007

Notas sobre meu assunto predileto: o esporte

É Massa

Felipe Massa é atualmente o meu principal ídolo esportivo. Na draga do Bahia (ao menos até Nonatinho voltar à ativa), o jeito foi mudar o foco pra Fórmula 1. Se já gostava dele, agora o idolatro depois deste final de semana.

Primeiro, conquistou uma pole improvável, superando em 2 décimos uma volta quase perfeita de Fernando Alonso, que acabara de colocar 7 décimos em cima do melhor de seus rivais no momento, o finlandês Raikonen. Depois, na prova, deu uma fechada fantástica no mesmo Alonso para manter a ponta até o final e conquistar a segunda vitória do ano.

Já disse isso aqui e vou repetir. Massa pilota como campeão, porque é talentoso, ambicioso e, acima de tudo, não tem medo de errar. Continuo achando que a gente vai levar essa porra depois de 16 anos.

Acelera Massa!

Barrichello vai passar Schumacher

Mediante meu interesse à Fórmula 1, tava dando uma olhada na internet e descobri que Rubinho Barrichelo, quem diria, pode superar um recorde histórico, um dos poucos, senão o único positivo, que Schumacher não bateu na categoria. Acreditem, não é sacanagem!

Rubinho tem tudo pra bater o recorde de GPs disputados, que pertence ao italiano Ricardo Patrese. Uma espécie de Rubinho da Itália, Patrese correu 256 GPs em 16 anos na categoria. Em 14 anos, Rubinho tem 238. Se disputar todas as provas da temporada, termina 2007 com 251, superando Schumacher, que tem 248, e ficando a apenas 5 de Patrese. Como disse que não pára esse ano, Rubinho deve ao menos levar essa, o que não deixa de ser uma honra ou não – mostra também que ele foi o incompetente de vida mais longa na história da principal categoria do automobilismo mundial.

Se resistir a mais três anos na categoria, Rubinho bate Patrese em outro quesito: longevidade na categoria. Seriam 17 anos, contra 16 do italiano. Ou seja, Rubinho não pode reclamar de falta de chance. Nem de tempo, para ser algo.

Rubinho é ainda o quarto colocado em dois outros importantes rankings históricos: número de pódiuns (61) e de pontos (530). Mas estes ele não melhora nem fudendo.

Ataque dos sonhos

Como ouvi outro dia numa novela que “o maior dos prazeres é a ilusão”, lá vou eu me pôr a sonhar de novo. É que eu gostei dos retornos de Neto Potiguar e Nonato ao Bahia. Se jogarem o que podem, vão formar uma dupla de ataque das boas, como não se vê por aqui desde Robgol e Nonato... ah saudade...

Neto é habilidoso, rápido, arisco e tem gás. Não finaliza bem, é verdade. Já Nonato é lento, nunca teve fôlego pra nada (culpa da cachaça), voltou ainda mais redondo, mas se coloca bem e finaliza que é uma beleza, com pés e, principalmente, cabeça. Como se vê, os caras se completam.

Boto fé em Nonatinho!

Outra coisa. Só ouço nego dizer que Nonato arranjou confusão. Justo. Mas não foi só isso. Foram 104 gols em três anos, três títulos, uma artilharia de Copa do Brasil, vários gols decisivos. Convenhamos, pro Bahia de hoje, é muito.

Só torço para que Nonato não se torne uma malograda volta de ídolo, como foi a de Uéslei.

Se bem que há muita diferença na volta de um pra do outro. Uéslei saiu idolatrado. Voltou, talvez por isso, acomodado. Nonato saiu contestado, excomungado, odiado, muito por sua culpa, é verdade. Espero que esteja voltando com o tesão de fazer todo mundo mudar de idéia e calar a boca. Se for, como diria Galvão, segura que eu quero ver!!!

Só fico decepcionado porque gosto dele e achava que ele teria um futuro brilhante fora do Tricolor. É triste ver que ele tá voltando por baixo, escorraçado por onde passou, infeliz e mal-sucedido, culpa dele, claro, e forçado a disputar a Terceira Divisão. Talvez seja o castigo que ele merece. Nonato tem estrela pra brilhar (não esqueçam que, mesmo em má fase, foi dele o gol do título goiano do Goiás em 2006) mais e torço pra que ele se recupere. Aliás, as trajetórias recentes do Bahia e de Nonato se confundem. A boa fase de um era a do outro. A desgraça de ambos, mesmo distante, também foi irmã. Espero que a coincidência não pare e os dois dêem a volta por cima, juntos.

É pra não trazer maus fluidos que eu nem vou cantar o refrão que a galera entoava há quatro anos atrás: “uh, terror, o Nonato é matador!”

Prefiro outro: “Ah, é Todo-duro!” Rsrs...

Fã de Nonato, Potiguar e Massa,

Dadánato Massa Potiguar
PS: Não sou fã de Rubinho!

6 comentários:

Manelé na Tela disse...

Quem é mais lento, Nonato ou Rubinho?

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Nonato pensa que é craque, não respeita os clubes por onde passa. Achei bem feito ele ser escorraçado por todo canto em que jogou. Mereceu isso.
Tomara que faça seus gols aqui, que seja artilheiro e que a série c termine antes de ele fugir da concentração ou não aceitar a reserva, como sempre fez.

Neto Potiguar pode ser uma boa contratação. É uma cara novo, que pode ter futuro.

Quanto a formula 1, não assisto uma corrida há anos, mas, parece que essa temporada está muito emocionante, com 4 candidatos ao título. Tomara que dê Felipe Massa!


Rafson

Manelé na Tela disse...

Nonato é cheio de defeitos e só tem uma qualidade. Sabe fazer gol. Vai ser o artilheiro do Bahia na Série C e, caso o Bahia suba, será o responsável direto por tal feito.

Amoêdo, fã dos artilheiros.

Manelé na Tela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manelé na Tela disse...

Entendo a mágoa e o ressentimento de Rafgol. Talvez, se não conhecesse Nonas, compartilharia.

Respeito a opinião, dura, mas sensata. Tanto é que eu acho que o insucesso dele foi culpa exclusiva de seu anti-profissionalismo e eu deixei isso claro.

Torço pra que ele tenha amadurecido e nos ajude. Tenho certeza que vai!

Sobre a lentidão, Zé, acho que Rubinho é mais lento.. heheh...

Concordo que, se o Bahia subir, Nonas é que vai fazer toda a diferença.

Também fã dos artilheiros, afinal, sou um deles,

Dadá "El Tanque"!

PS: Achei genial: "Nonato é cheio de defeitos e só tem uma qualidade. Sabe fazer gol."

PS2: Fã de Zé também, que não é artilheiro, mas joga muito!

PS3: Nonato é foda!

PS4: Você vai vibrar muito com os gols de Nonas na Série C, Rafgol...

Manelé na Tela disse...

Espero que sim, Darino!

Rafson