sexta-feira, maio 11, 2007

Sobre o Direito à Vida

Entre tudo o que está sendo dito e independente do lado que nos posicionamos, uma questão parece ser a mais pungente: o direito à vida. Esse tem sido o argumento mais usado por aqueles que defendem a não legalização do aborto. Mas gostaria de deixar aqui uma pulguinha atrás da orelha. (rs)

Bom, se o que se está defendendo é o direito fundamental, então por que o feto gerado a partir de um estupro poderia ter esse direito violado? Que culpa teria esse feto do ato criminoso de seu pai? Por que ser punido por um erro que não foi seu, sendo privado do seu direito mais inviolável: o da vida?

O que me parece, portanto, é que o argumento do direito sagrado à vida esteja sendo usado nessa discussão mais como uma estratégia retórica de desconfortar o "oponente" (afinal, ninguém é contra a vida) do que uma defesa sincera da vida.

Isso fica ainda mais claro quando algumas das mesmas pessoas que se dizem contra o aborto são a favor da pena de morte (não estou dizendo que seja o caso entre nós, mas pesquisas recentes mostraram isso).

Se o que se está defendendo é o direito à vida, que ela seja defendida em todas as situações. Ou essa defesa não seria uma contradição?

ehehehe (eu disse que era uma pulguinha!)
Paulinha


PS: Athos diz: "agora um carrapato atrás da orelha: e as vacas não têm direito à vida? Você seria capaz de dar uma machadada numa pobre vaquinha? Ou um peixe? Eles não lutam para viver até o último momento? Nós somos assassinos, predadores, não se enganem quanto a isso. Quem aí não come carne?"

11 comentários:

Manelé na Tela disse...

Vixe, agora lenhou...vida de feto fruto de estupro vale menos? E dos anencéfalos? Eu, pelo menos, não faço diferença.

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Paulinha, no caso da violência, o que ocorre é que, segundo psicólogos, um estupro marcar mais do qualquer coisa a vida de uma mulher. Seria pedir uma conduta heróica exigir que uma mulher carregasse a lembrança de um estupro por nove meses, na barriga (fora criar o filho depois).
Algumas até fazem, mas, não dá pra exigir. É coisa de psicólogos, viu? Mas, não acho seu raciocínio sem fundamento, não. Já cheguei a defendê-lo, inclusive, mas, quase fui assassinado pelas mulheres e me convenci do contrário. hehehe

Em relação aos bichos, pra mim, é simples. Bicho é bicho e gente é gente. Não só matamos os bichos, quando comemos, mas tb matamos os vegetais. Matamos tb pra fazer roupas, pra fazer papel, pra fazer energia, pra construir casas.

Aí, infelizmente, não tem jeito. É a preservação da nossa espécie.

Rafson

ps: também sou contra a pena de morte

Manelé na Tela disse...

Sou contra a pena de morte. Não para os animais. ehehe.

Quanto ao estupro. A despeito dos argumentos psicológicos, acho que deve haver limites, mesmo nesses casos, e ele diz respeito também à vida. Não sei se é lei, não sei o quanto de científico tem, mas acho que mesmo nesse caso o aborto só deveria ser permitido até o momento em que se forma o aparelho nervoso do feto. Se ele é capaz de sentir, nada de aborto. Quando são formadas as células sensitivas? Não sei. Mas para mim aí está um limite.

Assim, em casos de estupro, a pílula imediatamente. Não dá pra abortar depois de seis meses!

Márcio

PS: Peixes não têm sentimentos e eu não sou budista!! ehehe.

Manelé na Tela disse...

Claro que peixes têm sentimento. Vc não viu "Procurando Nemo" não?

Agora não entendi Marcinho. Então o aborto pode ser liberado até antes da formação das celulas sensitivas também, que acredito ser na nêurula, quando o canal neural começa a ser formado (até onde pesquisei)?

Willow

Manelé na Tela disse...

Por que o aborto de anencéfalos é permitido? É porque se admite que ali não há vida? Se for, seria correto afirmar que a vida começa com a atividade cerebral?

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Extamente, Zé.

A atividade cerebral é também o parâmetro usado nos casos de eutanásia, a qual também sou extremamente a favor.

Ou vocês também seriam contra?

Beijos,
Paulinha

PS: Rafson, a parte dos bichos foi Athos que pediu pra eu postar. Nisso eu não me meto não. ehehehe

Manelé na Tela disse...

Sei não, Paulinha. Nos casos de eutanásia há sim atividade cerebral. Acho que nos casos mais extremos, quando o caso é irreversível, a pessoa mantida viva por aparelhos permanece com atividades cerebrais, mesmo que induzidas.

Não pensei muito sobre a eutanásia, mas sou contra.

Márcio

Manelé na Tela disse...

Zé, o aborto no caso de anencéfalos me parece que não está disciplinada não. Parece que esse caso não está expresso claramente na lei, mas sei que juízes têm decidido em favor da ampliação do aborto para esses casos. Agora, ignoro o que eles alegam em suas decisões.

Rafson?

Márcio

Manelé na Tela disse...

Independente da lei, contra o aborto mesmo em casos de estupro... E tb contra a pena de morte...

Boréstia

Ps: Parece demagogia, mas não é...

Manelé na Tela disse...

ah, a favor de comer todas as vacas, porcos, galinhas, alfaces, brócolis...

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Sim para a eutanásia.

Amoêdo