quarta-feira, agosto 23, 2006

Lições de dias atrás: ironia

Popovick sempre repete que minhas ironias são imperceptíveis, e por isso tenho sempre que explicá-las. Pimpão diz que não entende, mas quem não entende sou eu, afinal, não sei se Ivo Landa repete isso como ironia contra minhas ironias, ou se minhas ironias não se entendem, e assim, não existiriam.

Dias atrás coloquei um vídeo com Lula chamando Pelotas de pólo exportador de viados, com “i”. É um vídeo da campanha de 2002 - como é óbvio hoje em dia, já que Lula não pertence hoje mais ao PT, e tem até pavor ao vermelho. Mas então, pergunta-se, ou melhor, perguntar-se-ia, por que esse vídeo?

Explico: ironia. Por que? Quem estava na casa de Renata ontem sabe que eu defendi Serra diante das acusações de preconceito em entrevista que ele deu na Globo de São Paulo. Critiquei a imprensa porque ela cortou as aspas de Serra pra fabricar a fala, supostamente, preconceituosa.

O padrão de isenção da Folha de S. Paulo trazia em título da matéria principal de sua página de política: “Lula diz que Serra ‘vomita’ preconceito contra nordestinos”. A matéria é “o dia dos candidatos”, não há questionamentos sobre veracidades, só o famoso, “fulano disse isso e fez aquilo”.

No entanto, como o bom jornalismo manda ter isonomia, na matéria secundária da mesma página, lemos o seguinte título: “Serra não mencionou nordestinos”. Uhm. A verdade tá em segundo plano, compreendem? O Globo fez algo parecido, embora não tenha caído tanto na ladainha de preconceito.

Perfeito? Mas nem tudo são flores pra a isonomia e a imparcialidade. O Estadão [“aquele jornal de direita”, diria Clara Berzoini... hehe], publicou editorial criticando Lula, que tanto prega a campanha limpa contra “caneladas”, pela baiaxaria e teve a ousadia de ir contra essa invenção de preconceito, quem diria!

Ah! Mas e o vídeo de Lula? Pois bem, esse vídeo foi usado na campanha passada pra dizer que Lula era preconceituoso. Era aquele papo politicamente correto. Eu como nunca contei piadas de gaúcho, de português, ou de baiano, acho um preconceito absurdo esse de Lula [ironia, Pimpão].

Por fim, depois de Serra ter ganho direito de resposta dentro do site de Mercadante, agora também ganhou no horário político do petista. O TRE determinou. É uma vergonha o jornalismo, tão interessado nos fatos, ir de manada em busca de “fatos políticos” e difundir besteiras como essa.

Já já volto e comento sobre os processos contra Mainardi.

Do ainda sem DRT

Márcio

Nenhum comentário: