segunda-feira, outubro 31, 2005

NO QUE DEU.

Me desculpem meus amigos intelectuais pagodeiros.

Quem deve vir primeiro
Pergunta Christiane Samarco em O Estado de S. Paulo, hoje:

A proposta de CPI do caixa 2 é uma ofensiva ou um recado para o presidente, de que, se tiver caixa 2 para Azeredo, terá para Lula também?
Responde o senador Tasso Jereissati (CE), que daqui a algumas semanas assumirá a presidência nacional do PSDB:
"Se tiver para um, terá para outro. É mais que um recado. Na verdade são dois. No caso do caixa 2, a primeira campanha que terá de ser examinada é a de Lula. Mas vamos apurar o que foi desvio. Nos Correios, houve desvio de dinheiro seu, meu..."
Ora, a resposta correta seria: "A CPI do caixa 2 deve investigar todas as denúncias de uso de dinheiro ilegal - atinjam quem atingir. Ninguém deve ser poupado".
Ao dizer: "Se tiver para um, terá para outro"; e ao dizer que "no caso do caixa 2, a primeira campanha que terá de ser examinada é a de Lula", Tasso denuncia a real intenção da proposta da CPI do Caixa 2: fazer chantagem.
Quer dizer: se deixarem em paz o senador Eduardo Azeredo (MG), ex-presidente do PSDB, acusado de ter recebido dinheiro do caixa 2 de Marcos Valério, o PSDB topa deixar em paz Lula.
Azeredo e Lula devem ser investigados porque um é réu confesso e o outro forte suspeito de ter incorrido em crime. É do candidato a responsabilidade pelo uso de dinheiro irregular em campanha - mesmo que dele não tenha tomado conhecimento.
E a se investigar os dois, que se comece logo por Azeredo. Primeiro, por ser réu confesso. O processo será mais rápido. Segundo, porque se socorreu de caixa 2 em 1998. O crime atribuído a Lula data de 2002.

http://noblat.ultimosegundo.ig.com.br/noblat/index.html

Um comentário:

Manelé na Tela disse...

Pelo que eu sei, e deve ser menos do que o Noblat sabe, foi um erro tucano a proposta de CPI do caixa dois. Começou como ameaça ao governo (chantagem), um blefe que para não pegar mal na fita, teve que ser protocolado. Mas não deve ser instalada essa tal CPI, como já se acena. Ainda mais porque o caixa dois do PT já está sendo investigado por pelo menos duas CPI's. Mais uma só mandaria mais bala (a expressão da hora!) para quem está quieto no seu canto.

M.