quarta-feira, outubro 12, 2005

ZIDANE NA COPA!!!

Amantes do futebol, hoje é um dia para comemorar. A França acaba de garantir vaga na Copa de 2006. Não, eu não sou um babaca que torce pra outras Seleções em Mundiais. Meu nome não é Joselito Tevez. Sou Brasileiro porra! Mas eu sou também um apaixonado pelo bom futebol. E não existe praticante melhor de tal categoria hoje do que o francês Zinedine Zidane. Conhecido, na intimidade, como “Zizou”.

O careca é o melhor jogador que eu já vi nesses 17 anos em que acompanho assiduamente e exaustivamente o esporte. Rapaz, não lembro de Zico, Platini, Maradona, esses craques mais recentes. Acho Romário um cracaço, fenomenal, é o segundo da minha lista. Também sou fã de Rivaldo e Taffarel, mas com a categoria de Zizou, não há.

Cada toque dele na bola é diferenciado. Ele faz as coisas mais difíceis e impensáveis com uma naturalidade estarrecedora e, certas vezes, irritante. A única coisa previsível no futebol dele é a imprevisibilidade. Gênio. Mesmo não sendo carismático, e sim introvertido e sisudo, Zizou não é marrento. É simples e humilde. Porra, o cara é gente boa, além de jogar pra caralho. Não dá para não gostar dele, apesar dos gols na final de 98. É impressionante não odiar um cara que fez tão mal ao Brasil. Só ele é capaz disso...

Pelo que Zidane representa, eu acho que hoje é dia de festa pra quem ama o futebol. Corríamos o risco de não vê-lo na Copa mesmo se a França se classificasse. Ele não jogava há dois anos pela Seleção. Mas com a campanha ruim dos azuis nas Eliminatórias e atendendo aos apelos da torcida, imprensa e dos fãs, como eu, que mandei umas 50 mensagens pro site oficial do cara pedindo para ele voltar, Zizou vestiu novamente a camisa da Seleção.

Eu e outros milhões de pessoas não nos conformaríamos em ver o maior craque do mundo fora da Copa. Seria injusto. Mas ele voltou atrás. Com ele em campo, a França venceu três dos últimos quatro jogos e carimbou passaporte pra Alemanha.

É a última chance de ver Zizou em ação numa Copa. Provavelmente, a despedida internacional de um mito. O homem que reinventou o futebol francês, aliou a refinadíssima técnica à eficiência, e devolveu a alegria e a criatividade ao pragmático e metódico futebol europeu.

Tomara que a França chegue à final. Seriam sete jogos. Sete aulas de futebol. Sete despedidas. Sete momentos mágicos, inesquecíveis. Seis vitórias da França e uma derrota, para o Brasil, é claro, por 5 a 3, com três gols do galático. A revanche!

Depois da Copa, tem mais seis meses de Zizou no Real e provavelmente um ano no time do coração dele, o Olympique de Marseille, na França. Infelizmente, nada que se compare a chance de ver o cara jogando na competição mais importante do mundo.

Aproveitem!!! Quem viu, viu. Quem não viu, igual a ele, não vai ver mais.

Custava ele ter nascido em Salvador e torcer pro Bahia? Ninguém é perfeito...

Brigado França! Valeu Zizou!

Fã declarado do francês,

Zinedine Dadá

7 comentários:

Manelé na Tela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Manelé na Tela disse...

Pra mim ele tinha voltado porque viu a Joana D'Arc num sonho... aquilo a que nós nordestinos chamaríamos de "visagem"...

Márcio

P.S.: Eu prefiro o Lúcio

Manelé na Tela disse...

Prefiro Zé.

Te amo Ursinho!

Menina do Carnaval

Manelé na Tela disse...

Sou mais Romário.
Joselito Tevez

Manelé na Tela disse...

Pensei que Raudinei tivesse sido o melhor jogador que vc já viu...

Borestia

Manelé na Tela disse...

Afinal, quem é a famigerada Menina do Carnaval????

Deduca@uol

Manelé na Tela disse...

sou eu, oras. zezinho me conhece bem. profundamente, eu diria. beijo meu ursinho!
Menina do Carnaval