sábado, dezembro 11, 2004

deu no Le Monde...

LE MONDE O cinema encontra novos rumos
André Bazin, de Paris (*)

A cudeuranio filmes fumaça está produzindo seu segundo filme de curta metragem, ainda sem nome, que tem como alvo os acordes dissonantes do guitarrista Lanny Gordin, arquiteto do som tropicalista nas décadas de 60/70 e influente personagem da música popular brasileira.
Após o enorme sucesso de Tourão (2004), filme premiadíssimo nos mais importantes festivais de cinema do planeta e recebido com louvações pela crítica e público, a cudeuranio filmes fumaça pretende com este novo projeto assumir um papel de vanguarda na produção cinematográfica mundial. A psicoprodução fica por conta de Daniel Côrtes, que é enfático quando questionado sobre a relação entre a personificação da linguagem na estrutura narrativa que se edifica quadro a quadro: “eu amo lanny!!!”.
Assinando a direção, assim como em Tourão, o cineasta Pedro Pimpão diz que a estética da imagem será o elemento deflagrador do conflito. “Eu conversei bastante com Moca, ele acariciou minha nuca, e disse para me ater aos tons pastéis tendendo para o sapê”.
Por outro lado, Cara de Rato, também diretor, avalia este projeto como sendo muito importante para os devaneios espirituais do grupo. Segundo ele “o Oscar não é importante, mas ganhar é inevitável, apesar de achar Cannes um lugar interessante para ver filmes e apreciar bons cigarros naturais”.
O esperado lançamento está previsto para o início de 2005, onde deve entrar no circuito internacional distribuído pela Paramount. A cudeurânio filmes fumaça desponta como a mais promissora produtora do mercado cinematográfico do momento.
Jean Luc Godard, cineasta renomado na França, diz-se “fanzoca dos filmes dos caras”. “Esses garotos são demais!”, completa.


(*) Jornalista, ensaísta, crítico e professor de cinema da universidade de Paris.

Um comentário:

Manelé na Tela disse...

será que este circuito internacional passa pela casa de pedrinho pimpão, com direito a cada um levar sua cerva (no meu caso, sem álcool)? se rolar, quero um convite pra premiê, ok?
bjos,
nanda