sexta-feira, dezembro 08, 2006

Eles dão Olé em nós

Como vocês podem ler, também sei fazer trocadilhos. Por isso desde já me habilito para o jornalismo esportivo. Brincadeira. Resolvi cair no comum porque assisti hoje ao Expresso da Bola (Sportv) sobre o diário de futebol argentino Olé, e eles são craques em trocadilhos!

Mas não é só pelas tiradas que eles são bons. O Olé se destaca também pelo jornalismo que faz. E aí está o bom desse Expresso da Bola. O repórter Décio Lopes - já tava esquecido dele – traz boas entrevistas e tem um excelente texto jornalístico. E o programa é ele e ele só!

Dos argentinos do Olé destaco sua visão de jornalismo. Sem medo de trazer a paixão para o jornal, de serem críticos e opinativos, e de não ter medo de fazer piada e provocar. Muito importante ressaltarem um princípio fundamental: não se verter ao politicamente correto.

Destaque ainda:

Das histórias por trás das belas capas do Olé: como a capa depois da vitória brasileira na Copa das Confederações – apenas a mensagem, “por problemas técnicos, está página não pôde ser impressa”, ou algo assim – afinal impressa foi.

Das eternas provocações aos brasileiros: como a manchete depois da final de 98: “Que penta!”, com um “x” no “t” da palavra.

Dos erros: como a manchete “Que vengán los macaquitos”, considerada racista.

Das polêmicas: como quando a manchete sobre o anúncio de Daniel Passarela como técnico da seleção uruguaia foi “Não aceitamos devoluções”.

Enfim. Um belo diário jornalístico, um belo programa. Para quem gosta de futebol ou simplesmente para quem gosta dessa profissão que os manelés tanto adoram.

Olé

Márcio

Um comentário:

Manelé na Tela disse...

Também vi. De fuder mesmo. Sou fã do Olé.

Dadá