domingo, setembro 03, 2006
A coisa certa de forma errada
Este vídeo é o original que Eymael tenta imitar. Aqui se trata de um VT de campanha de Felipe Calderón em que o candidato, que protagonizou uma virada histórica nas eleições mexicanas, critica o então líder absoluto nas pesquisas, Lopez Obrador, por não ter comparecido ao debate.
A eleição de Calderón no México serve frequentemente de exemplo para os analistas políticos do Brasil para mostrar como um candidato pode desconstruir a imagem do adversário. Calderón, um político desconhecido, ex-ministro, forçou a sua candidatura (como Alckmin fez aqui) e no início não tinha nem o apoio do próprio partido. Em terceiro lugar nas pesquisas, decidiu desconstruir o perfil populista de Obrador, candidato de esquerda, que tem um perfil entre Chávez e Lula.
O momento chave da eleição foi o primeiro debate. Achando que estava eleito, Obrador (como fez Lula), ao contrário do que pregava quando era oposição, decidiu não aparecer no debate. Foi seu erro. Ele não esperava que Calderón se aproveitasse tão bem de sua ausência. De terceiro lugar nas pesquisas, com cerca de 12% nas intenções de voto, o candidato de direita cresceu e no dia da eleição ficou em primeiro lugar. O VT mostra com competência o que Eymael tenta imitar sem competência.
Ah! O que vocês vão ouvir no VT (19 segundos apenas) é mais ou menos o seguinte: o locutor chama o espectador para ver o que Calderón propõe aos jovens no debate, depois chama o espectador para ver o que seu adversário diz; como ele não foi ao debate, mostra-se o lugar vazio; o locutor então diz que Obrador deu as costas ao eleitor, e o VT termina dizendo que Calderón é isso e aquilo.
Com muita ressaca...
Márcio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Aqui ou ninguém tem competência pra fazer isso, ou o eleitorado é muito diferente...
Sem esperanças de que Cristovam possa virar o jogo,
Cristovam Dadá
Postar um comentário