Acabada a Copa da Africa do Sul com o fracasso da nossa mais velha seleção, começamos a falar em renovação. Serão quatro anos de promessas realizadas, mas também frustradas. Abaixo falo de alguns jogadores, que não estiveram na Copa, mas desde já são promessas ou esperanças:
1. Vitor, goleiro do Grêmio: esperava uma convocação para esta seleção, o que não aconteceu. Dunga preferiu levar Doni, reserva de outro goleiro brasileiro em seu clube, a Roma. Vitor ainda terá suas chances.
2. David Luiz, zagueiro do Benfica: destacou-se no último ano e vem sendo sondado por grandes clubes da Europa, mas ainda não o tínhamos notado no Brasil. Merece uma chance.
3. Breno, zagueiro, joga na Alemanha: chegou a ser convocado pra seleção, salvo engano. É novo, e jogava bem no São Paulo.
4. Miranda, zagueiro do São Paulo. Não sei quantos anos ele tem. Não sei se é novo, mas acho que será convocado para os próximos jogos da seleção.
5. Rafael, lateral esquerdo do Manchester United: pra mim, deveria ter sido testado antes dessa Copa por Dunga, apesar da pouca idade. No Manchester, joga até na Champions Legue, tendo grande confiança do técnico; é uma grande aposta.
6. Marcelo, lateral esquerdo do Real Madrid: esse foi testado e não foi muito bem, mas ainda o prefiro a Gilberto. É novo, e se não mudar de posição, jogará ainda muito na seleção.
7. Felipe Luis, lateral esquerdo, joga na Espanha: teve chances com Dunga e, acredito, teria ido pra Copa não fosse a fratura que sofreu. Ainda terá mais chances.
8. Rafinha, lateral direito, joga na Alemanha: foi pra Olimpíadas com Dunga, mas não convenceu muito. Tem sido sondado por times da Espanha, acho que terá seu espaço, embora por algum tempo a vaga ainda será de Maicon.
9. Lucas, voltante do Liverpool. Gostaria de tê-lo visto já nesta Copa, no banco de reservas. Fica pra próxima.
10. Anderson, volante do Manchester United. Jogou bem no time até o momento em que brigou com o técnico, motivo por que será negociado. Na seleção, não foi bem, mas ainda é novo.
11. Sandro, volante do Internacional. Dizem que joga muito bem, mas ainda não o tenho acompanhado de perto.
12. Giuliano, meio-campo do Internacioanl. Embora não seja titular absoluto, gosto de vê-lo jogar.
13. Philipe Coutinho, meio-campo do Inter de Milão. Grande promessa do Vasco, quero vê-lo jogar logo na Europa, emprestado para algum time médio para se acostumar com o futebol europeu. Na Inter ainda não terá espaço, é muito novo e também não é essas coca-colas toda.
14. Diego, meio-campo da Juventus. Pra mim deveria ter ido pra Copa, já disse aqui em outra oportunidade. Aposto nele para o futuro.
15. Ganso, meio-campo do Santos. Vamos ver o que ele fará daqui pra frente. Espera-se muito dele.
16. Alexandre Pato, atacante do Milan. Ainda precisa mostrar pra que veio. Machuca-se muito, e em alguns fundamentos não me agrada - acho adianta muito a bola e a perde com facilidade. Ainda assim, talvez seja a maior aposta que temos para o setor que mais sofrerá pra revelar craques, na minha opinião.
17. Neymar, atacante do Santos. Tomara que não se torne um clone de Robinho, embora os ache parecidos, e isso me desagrada. Mas todas as atenções estarão voltadas para ele nessa próxima temporada.
18. André, atacante do Santos. Será? Acho difícil ele emplacar, ainda mais tendo sido transferido agora para o futebol russo ou de algum país da ex-URSS. Mas terá suas chances, o que só demonstra como esse setor está carente.
19. Keirrison, atacante do Barcelona, vindo pro Santos por empréstimo. Esse terá que fazer muitos gols nesse campeonato brasileiro para recuperar um pouco da confiança que se depositou nele, pois sua passagem pelo futebol europeu foi um fracasso total.
Escolhi os jogadores mais óbvios, mas acredito que as expectativas estarão voltadas para eles. Já se forma uma boa seleção olímpica com a maioria deles, pelo menos. Alguns deles se juntarão aos remanecentes desta geração atual para formarem a seleção principal.
Kaká, Robinho, Maicon, Luisão, Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires, Nilmar, Felipe Melo (sim, ele!) e talvez Elano continuarão sendo convocados e têm chances concretas de estarem na próxima Copa.
Esqueci alguém?
Márcio
domingo, julho 11, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A grande questão aí são os jogadores que ainda vão aparecer. Por isso acho que esse "projeto" de Ricardo Teixeira, que não foi contestado por ninguém na SPORTV (e nem depois, que eu tenha visto, o que significa que imprensa em geral e opinião pública aprovam a idéia) é mais discurso do que qualquer outra coisa. Vamos fazer um exercício e viajar a 2014. Dois meses antes da copa surgem dois craques, como parecem ser Neymar e Ganso. Mas dois meses antes da copa já teremos que ter um time e um grupo. E aí?
Amoêdo, achando que estamos cometendo o mesmo erro de 2006. O caminho agora parece ser perder tudo até a copa de 2014, contanto que formemos um time jovem. Essa é a fórmula mágica da vez.
Sobre futebol, copa do mundo, derrotas, falta de educação, técnico da seleção brasileira, imprensa...Recordar é viver.
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1277091-7824-EM+ZAGALLO+SE+IRRITA+NA+ENTREVISTA+COLETIVA+APOS+DERROTA+NA+FINAL+DA+COPA+DA+FRANCA,00.html
Amoêdo
Postar um comentário