segunda-feira, junho 21, 2010

Segunda rodada

1. Não vejo ninguém à minha frente.
2. Luís Fabiano brocou. Dois golaços com a cara do futebol brasileiro.
3. O Brasil ganha fácil de Portugal.
4. E não muda nada.

Amoêdo, achando que Dunga exagerou com Alex Escobar, mas curtindo a raivinha corporativista da imprensa.

11 comentários:

Manelé na Tela disse...

Dunga não é nem um pouco simpático. Até aí tudo bem, ele não é pago para isso. O problema é que ele não quer ouvir nada, não quer ser criticado, não quer que a imprensa, em nome do hexa, faça o trabalho dela.

Certa vez, disse numa coletiva: "Pessoal, se o Brasil ganhar vai ser bom pra todo mundo. Vai ser bom pra mim, pro Jorginho, pra vocês".

Vá se fuder também. Dunga quer que os jornalistas aliviem, deixem de trabalhar, só para o Brasil ganhar o hexa.

É claro que a imprensa é uma desgraça. Mas no caso de Escobar o técnico estava dizendo que a imprensa pediu a saída de Luiz Fabiano do time.

Porra nenhuma. Não saiu isso em lugar nenhum. Ele dá cutucada gratuita. É mala demais. Só não fala mais merda que Maradona.

Ah, sim... Esse hexa só vale pra mim se a gente ganhar da Argentina.

Boréstia, com "raivinha" de Dunga e do técnico argentino

Manelé na Tela disse...

Juca Kfouri (não sei se foi só ele)disse na véspera do jogo que tiraria Kaká e Luís Fabiano(colocaria Nilmar e Grafite). E a bronca com Escobar, exagerada e mal educada, não foi por causa de escalação e sim porque ele ficou com raivinha pelo fato de Dunga não permitir entrevistas exclusivas negociadas "por cima" pela Globo. Era sobre isso que Escobar reclamava na hora quando tomou a porradinha dele.

Amoêdo, curtindo também a relação de amor (sempre em contraponto com Dunga) e ódio (afinal ele é argentino) da imprensa brasileira com Maradona, o gênio, nessa Copa.

Manelé na Tela disse...

Concordo que Maradona tem sido esperto nessa Copa, chamando para si toda a atenção, e até a responsabilidade. Com isso tem preservado seus jogadores, poupando-os de eventuais críticas (especialmente Messi, que, salvo engano, ainda não deu nenhuma entrevista). E faz isso de modo que ele mais gosta: com declarações polêmicas, piadas e provocações. Enquanto isso, os jornalistas se esquecem dos jogadores, pois já têm em Maradona a garantia de uma boa declaração, uma boa foto e a manchete para o dia seguinte.

Já Dunga se comporta como criança. Personaliza em demasia a seleção e acaba por comprar brigas desnecessárias. Não é só com a Globo que ele tem se desentendido. Dunga parece se achar perseguido, uma vítima. Não sabe lidar com críticas; nem ele, nem Jorginho. De fato, Juca Kfouri pediu Grafite. Mas e daí? Lá ele com suas loucuras.

O que me incomoda em Dunga não são as críticas que ele poderia fazer aos jornalistas (o que seria desnecessário, mas cada um sabe o que faz), me incomoda é esse ar de confronto que ele assume diante de críticas, como se fosse vítima de jornalistas que torcem contra o Brasil. Isso me incomoda tanto quanto jornalistas que fazem questão de dizer que torcem pelo Brasil (e daí se torcerem contra? tornam o fato de o Brasil ter jogado mal uma mentira?).

Márcio, que acha que acusar a imprensa de jogar contra o Brasil é a maior das injustiças - não há figura mais cortejada do que técnico da seleção quando ganha um ou outro jogo - por sinal, o que foi o Fantástico com aquele guru de Dunga??

Manelé na Tela disse...

O problema de Dunga é o ressentimento, ele já deu entrevista falando que as feridas de 90 ainda não cicatrizaram. A conquista de 94 não adiantou e acho que mesmo se o Brasil vencer agora em 2010 nada vai mudar. No final das contas acho que quem sofre mais é ele mesmo.

Amoêdo, concordando que a imprensa não torce contra. Aliás, na maioria dos casos, trata-se o futebol e a Seleção Brasileira mais com o olhar do entretenimento do que com o olhar jornalístico.

Manelé na Tela disse...

Que eu saiba Juca Kfouri não é a imprensa. O cara dá a opinião dele aqui no Brasil e a imprensa que acompanha o time tem que ficar ouvindo coisa...

Que eu saiba Escobar não ficou com raivinha e nem reclamou nada, só balançou a cabeça...

Que eu saiba Dunga não tem que reclamar nada com a Globo, mas com Ricardo Teixera..

Boréstia, que se fosse Escobar mandava Dunga tomar no olho do cu dele e que está adorando o fato de Maradona ter nascido só pra o Brasil poder ganhar dele

Manelé na Tela disse...

Não sei se foi só Juca, mas independente disso Dunga realmente não precisava responder a quem queria a Seleção sem Kaká e Luís Fabiano. Esses devem se explicar a seus respectivos chefes pela opinião absurda.

O UOL revelou, e depois a Globo admitiu em nota, que no momento da confusão Escobar falava com um colega sobre o fato de Dunga não ter autorizado as entrevistas exclusivas já negociadas. Ele gesticulava e dizia coisas como "insuportável" e "ridículo", referindo-se à situação, e o técnico teria ouvido e/ou percebido.

Globo, Ricardo Teixeira, técnico da Seleção Brasileira (seja ele quem for)...isso é briga cachorro grande, tem muito jogo de interesse, forças que sempre atuaram de várias formas nessa relação. Dá pra avaliar também que a Globo errou ao expor Escobar, um repórter iniciante na cobertura de Seleção Brasileira.

Amoêdo, excepcionalmente torcendo contra o gênio Maradona, mas só na final contra o Brasil. É o efeito Dunga, defendido pela grande maioria do povo brasileiro em todas as polêmicas discutidas no blog até aqui.

Manelé na Tela disse...

Pelo visto, o UOL não ficou com a raivinha corporativista. Entregou o cara, mesmo Dunga sendo realmente insuportável e ridículo!

Eu também não entendo a imprensa em alguns momentos. Maradona, por exemplo, é mais arrogante que Dunga e todo mundo fica babando o ovo dele nas coletivas.

Boréstia, concordando que a opiniao de Juca Kfouri foi absurda e que Dunga é realmente um bom treinador. Só deveria parar de dar entrevistas.

Manelé na Tela disse...

Acho o seguinte. Primeiro que Dunga foi indecoroso e infantil na coletiva em que xingou Escobar. Dunga tem sido tão antipático que às vezes me faz torcer contra ele, apesar da seleção.

Agora, não acho que ele deva ser simpático com a imprensa ou quem quer que seja, apenas acho isso uma tolice. Indispor-se com a torcida ou com a imprensa é criar problemas sem os quais poderia trabalhar. A título de exemplo, os constantes treinos fechados que promoveu antes mesmo de a competição começar. Apesar de poder ser estratégico para ele, nada custa abrir os portões aos finais dos treinos, como normalmente se faz - afinal, há um mundo de gente que foi até a Africa do Sul e que precisam trabalhar com informações, imagens, depoimentos de jogadores. É uma questão política - política de boa vizinhança. Dunga não precisa viver a confrontar-se com todos aqueles que o questionam; ele poderia muito bem evitar isso. Mas não se contém.

Digo tudo isso porque no final é muito barulho por nada, já que se poderia evitar essas intrigas com jornalistas. É falta de tino de Dunga e talvez da própria assessoria de comunicação da seleção.

Agora, jornalista também não precisa ser tão melindroso, né? Também tem que saber lidar com críticas. Olha só a barbaridade de Juca Kfouri! Também ele deve ser cobrado por isso, não? Grafite e Nilmar? Que idéia! Daniel Alves? Duas oportunidades, nenhum futebol. Só não digo que Dunga deveria chamá-lo de burro na coletiva porque acho que Dunga não deve criar polêmicas desnecessárias e isso seria também criticar suas próprias escolhas - e queimar seus jogadores. Mas os críticos e os jornalistas devem ser cobrados também. A matéria de Tino Marcos sobre o jogo contra Portugal fez parecer que jogamos bem e que o jogo não foi insuportavelmente monótono, com excesso de passes laterais e nenhuma inventividade. Péssima matéria, péssimo relato do que aconteceu, nada fidedigno.

Não sei, às vezes acho que os jornalistas esportivos são assim tão suscetíveis porque se julgam injustiçados, já que formam no fundo uma grande assessoria de imprensa da seleção - e isso pelo que Zé falou mesmo, pois o enquadramento do futebol não é jornalístico, e sim de entretenimento.

Márcio, que apesar de Dunga, torcerá contra Maradona, sempre!

Manelé na Tela disse...

Boréstia, o UOL ficou com raivinha sim, tanto que desceu a porrada em Dunga. A questão aí pode parecer jornalística, porque o UOL divulgou o que ninguém tinha divulgado (será mesmo que só o repórter do UOL ouviu o que Escobar falou? Estranho...), mas pode ser também por que há uma briga entre UOL e Globo nessa Copa. A Globo e a Fifa estão processando o UOL por uso indevido de imagem dos jogos, informação que só foi trazida a público pela Globo (o processo já corria anteriormente) depois que o UOL deu essa matéria revelando o teor da conversa de Escobar - que, só para confirmar e ser justo, se referia à situação quando falou em "insuportável" e "ridícula", não ao treinador.

Em relação a Maradona, acho que há um passado que pesa aí, especialmente pela rivalidade. Não tenho visto ele fazer nada nessa Copa que valha muitas críticas. E é certo que tem gente fazendo coisa muito pior, dentro e fora do campo.

Marcinho, realmente falta algo a Dunga (inteligência, experiência, sei lá...). Mano Menezes escreveu outro dia que já viveu situação parecida no Grêmio, resolveu fechar demais o time e tal. A imprensa começou a bater forte, até que um diretor do clube chegou pra ele e falou que era preciso dar alguma coisa aos jornalistas, liberar um pouquinho aqui outro ali, justamente para evitar que comessassem a inventar notícias - o que já estava acontecendo.

Amoêdo, que vai comentar sobre a torcida por Maradona e a Argentina no post mais atual.

Manelé na Tela disse...

É, não acompanhei o desenrolar dos fatos, nem sabia que o Uol tinha dado nada e tal. Ando sem tempo pra nada, até para assistir aos jogos da Copa e ir à Itacimirim. Você e Lívia foram? Como foi?

Comentei tudo só a partir da reação de Dunga, que assisti porque me gritaram. Achei ridícula. Na verdade, comentei pelo que eu já conhecia de Dunga.

Desde que assumiu mostrou que não sabe assimilar críticas, não entende que a imprensa tem a autonomia dela, até certo ponto, claro. Sempre comprou briga sem necessidade. Dunga, na verdade, é Zangado demais.

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Fora o baba Brasil x Portugal Itacimirim foi massa, mas tivemos que voltar sábado logo de manhã cedo pq Luiza passou mal, foi pro hospital e as porra. Mas já tá tudo bem agora.

Dunga é bizarro, sem dúvida. Mas não concordo com a personalização, como se ele fosse pior que os outros. Acho que o grande lance aí é que criaram essa figura do "professor" todo poderoso, quando o técnico é e sempre será um coadjuvante. E, no final das contas, é só futebol.

Amoêdo