segunda-feira, junho 29, 2009

Qual o jogador baiano mais vitorioso da história?

A pergunta vem após o destaque do diário esportivo madrilenho Marca à temporada mágica de Daniel Alves. Em aproximadamente dois meses, o ex-jogador tricolor conquistou a tríplice coroa com o Barcelona e a Copa das Confederações com o Brasil. O lateral de 26 anos é um senhor novato nesta disputa.

Veja outros dois nomes que marcam:

Bebeto foi campeão do mundo, da América, das confederações e sub 20 pela Seleção Brasileira. Campeão brasileiro por Vasco e Flamengo, da Copa e Supercopa da Espanha com o Deportivo. Conquistou títulos estaduais e regionais no Brasil, além de ser medalhista em olimpíadas e panamericano.

Dida tem títulos sul-americanos: libertadores da América, copa Ouro e Master da Supercopa. Duas Copas do Brasil por Cruzeiro e Corinthians e um campeonato brasileiro pelo último, sem contar os vários títulos estaduais. Com o Milan, foi campeão italiano, duas vezes da supercopa europeia, bicampeão da Liga dos Campeões e ainda venceu duas vezes o mundial de clubes da Fifa, com Corinthians e Milan. Pelo Brasil, foi bicampeão das Confederações, campeão da América e do mundo.

E Daniel Alves, pode competir com os dois?

Ainda não. O currículo do juazeirense tem: campeonato mundial sub 20, copa América e das Confederações pelo Brasil. Com os clubes Sevilla e Barcelona, foi bicampeão da Copa da Uefa e da Copa do Rei da Espanha, campeão da supercopa espanhola e da Europa, campeão Espanhol e da Liga dos Campeões da Europa. Contudo, com mais títulos pelo Barcelona e uma Copa do Mundo, Daniel pode mesmo marcar o nome na história.

Então pesquisadores, jornalistas, boleiros, qual a resposta para a pergunta?

Willow

8 comentários:

Manelé na Tela disse...

Peraí! Que tricolor é esse? Daniel foi campeão do Nordeste pelo Bahia em 2002... Será que nem assim ele supera as duas crias rubro-negras? hahahahaha... Bom, meu voto vai para Bebeto, claro. O cara foi decisivo na conquista da Copa do Mundo de 94. Dida foi apenas reserva em 2002. Bebeto também conquistou títulos num clube espanhol que não era nem Barça, nem Real. Além dos títulos que vc citou, foi uma vez artilheiro e duas vezes vice-campeão da liga da Espanha num clube sem tradição. Na verdade, ele carregava o time do La Corunha nas costas. Mas, se for pra nivelar por baixo, incluo na sua lista Edilson e Vampeta, também revelados no Vitória. Ambos foram campeões mundiais em 2002, interclubes em 2000 e bla bla bla. Estão, por enquanto, muito à frente de Daniel Alves.

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Sim, você só repetiu o que eu disse, Boréstia. Excelente lembrança de Edilson e Vampeta.

Willow

Manelé na Tela disse...

Ah sim, Daniel ainda tem condições de jogar mais 4 anos em alto nível. Não o despreze assim!

Willow

Manelé na Tela disse...

ah, vc tinha dito que Daniel foi campeão do Nordeste? Foi mal... E não desprezo Daniel, não! Pelo contrário... Ele é o meu titular na direita. Não gosto de Maicon! Mesmo!

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Não. Eu disse que Daniel ainda não competia com Dida e Bebeto.

Ele foi campeão do Nordeste e baiano. Mas não dei tanta relevância a títulos estaduais e regionais.

Ah! Esse retrospecto comprova outra coisa que discutimos no sábado. O Vitória é maior que o Bahia nos últimos 20 anos.

Willow

Manelé na Tela disse...

iiiiii... vai começar de novo? Já disse que não considero ninguém maior do que ninguém! Fique tranquilo, rapaz. O Bahia é grande.

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Então eu sou o Pelé! ehehe.

Márcio

Manelé na Tela disse...

Meu voto seria de Raudinei, mas como ele não é baiano, meu voto é Bobô. Que outro baiano conseguiu marcas dois gols na final de um Campeonato Brasileiro pelo maior time do mundo?! Glória que nenhum dos perebas citados tem e é muito maior que qualquer torneiozinho da Fifa que você joga só sete vezes pra ser campeão do mundo.. na moral, faz-me rir!

Bora Bahêa minha porra!!!

Bobô Dadá

PS: que escudo é esse?!