quarta-feira, abril 11, 2007

O Bahia é minha sina

Puta que pariu, vou deixar o narcisismo falar mais alto e publicar aqui no blog a matéria que escrevi ontem para a edição de hoje do Correio da Bahia. Com algumas adaptações, é claro, também de minha autoria. Se o Bahia só me dava problema, agora a FBF faz questão de dar uma mãozinha. Caralho!!!

Mancada da FBF

O pífio desempenho dos últimos anos só pode ter desacreditado o Bahia perante a Federação Bahiana de Futebol. Parece que ninguém nos quadros da entidade apostou na possibilidade de o clube trilhar caminho tão longo na Copa do Brasil. Os jogos do Campeonato Baiano até respeitaram as datas previstas para as duas primeiras fases da competição nacional, mas passaram a coincidir com os das oitavas-de-final.

Tanto que a FBF foi obrigada a divulgar nova tabela para o quadrangular decisivo do estadual. E com versões diferentes: a primeira conta com a eliminação tricolor diante do Fluminense, enquanto uma mais otimista empurra o Bahia até as quartas-de-final. O problema é que as duas esticam o Campeonato Baiano além do permitido por norma estabelecida pela CBF, ou seja, o dia 6 de maio. Tem mais. O clube baiano será obrigado a enfrentar uma maratona de jogos decisivos nos dias 19, 22, 25, 27 e 29 de abril.

As alterações de última hora poderiam ser justificadas com o simples argumento de que a tabela do Campeonato Baiano foi divulgada antes da anunciada pela CBF para a Copa do Brasil. Mas o fato irrefutável de nenhum outro estadual ter alterado suas datas em função das finais da Copa do Brasil bastaria para derrubar a tese. Cabe dizer que as retificações poderiam ser feitas desde o dia 14 de dezembro, quando todas as datas da competição nacional foram levadas a público.

Com uma mudança imediata, a FBF poderia, por exemplo, abdicar das 28 datas que requisitou para o estadual e aceitar a sugestão da entidade máxima do futebol nacional, com cinco datas a menos. As novas tabelas afetam diretamente o Bahia, mas ainda podem respingar no Vitória. É possível que o rubro-negro dispute as últimas partidas do quadrangular do Baianão com a Série B do Campeonato Brasileiro em andamento. Na Toca do Leão, mais um motivo para engrossar a torcida pela eliminação do rival na Copa do Brasil. Era tudo o que o rubro-negro precisava para justificar, sem pudores, seu sentimento anti-Bahia.

Para encerrar, um último comentário. A idéia do quadrangular decisivo após uma longa primeira fase disputada por pontos corridos foi da FBF, mas alguns clubes do interior pretendiam complicar ainda mais a competição. No arbitral, houve quem sugerisse um hexagonal final e um tresloucado não perdeu a oportunidade de lançar a idéia de um octogonal. Salve ao menos o mínimo de bom-senso.

Deduca@tôfudidocomobahia.com.br, mais informações no site www.correiodabahia.com.br ou www.fbf.org.br

3 comentários:

Manelé na Tela disse...

Muito boa a matéria... já tinha visto no jornal, ia comentar... muito boa mesmo, parabéns!

Bjs,

Dadá de Leite

Manelé na Tela disse...

Os próprios dirigentes do Bahia não acreditaram que o time iria tão longe na Copa do Brasil, pois aprovaram a tabela e o regulamento do torneio. Agora, o time que se vire.

Rafson

Manelé na Tela disse...

Rapaz, não foram só eles... eu tb não acreditava... continuo não acreditando... mas tô torcendo pra caralho!!! rsrsrs....

Bjs,