domingo, novembro 07, 2010

A CULPA É DO PT

Para quem ainda não conhece Reinaldo Azevedo, o último texto postado em seu blog é revelador. Para o bem e para o mal. Leitura obrigatória, especialmente para quem trabalha no Correio*, citado pelo blogueiro.
www.veja.abril.com.br/blog/reinaldo

Amoêdo

5 comentários:

Manelé na Tela disse...

O link direto
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-discurso-vigarista-da-canalha-que-lucra-ao-jogar-o-brasil-contra-o-brasil-ou-os-fascistas-do-bem-estao-assanhados/

Manelé na Tela disse...

O PT não inventou o preconceito contra o nordestino, mas não há dúvida de que, assim como nesta questão a culpa não é de partido algum, todo governo ou partido populista investe em divisões do tipo "nós-eles" - povo vs elite; norte vs sul; pobre vs rico; patrão vs empregador; opressor vs oprimido etc e tal.

Agora, vai um passo muito largo atribuir os comentários da menina a essa "cultura do opressor/oprimido", beira ao fetichismo.

De qualquer maneira, a crítica ao Correio é mais do que pertinente, pois a dimensão que se deu aos comentários foi sensacionalista. E foi assim, arrisco-me a dizer, por esse mesmo complexo de oprimido que espera qualquer sinal para denunciar o quanto os paulistas são preconceituosos.

A imbecilidade dos comentários de uma menina preconceituosa no twitter impulsionou a insensatez de moralistas preconceituosos aí afora.

Márcio

PS: Não li a revista, mas só de ver a capa da Carta Capital posso ter certeza de que não estamos num lugar sério.

Manelé na Tela disse...

Esse cara é burro ou é o que?

É claro que ninguém ia chamar "O baiano" na capa de um jornal paulista fosse ele um "criminoso qualquer".

Mas fosse ele um racista, xenófobo, ou sei lá o que, que pregasse a morte do nascidos em São Paulo, não tenho dúvida que seria colocado como "O baiano", sim.

Não estou defendendo a capa do CORREIO. Estou apenas contestando a relação imbecil que ele fez. Ninguém trata "um criminoso qualquer" identificando-o pela sua origem. Mas um xenófobo, sim.

Por isso, acho que fariam o mesmo ou pior. Ou os jornais de São Paulo são menos moralistas e preconceituosos?

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Reinaldo incorre no mesmo erro que ele acusa o PT. Ele tb politiza o assunto. Aliás, ele politiza todos os assuntos.

Sou contra aqueles que querem ganho político com o caso. Seja o PT, seja Reinaldo Azevedo para os grupos que ele representa, no mínimo, o antipetismo.

Sim, Mayara acabou pagando pela manifestação de muitos. Como sempre ocorrer em reações coletivas, precisa-se de uma figura para concentrar a atençao. Ela pagou o pato.

Reinaldo faz afirmações que não comprova. 1o. São Paulo é a cidade mais Nordestina do Brasil. De onde ele tirou tal dado? 2o. Não existe sentimento antinordestino em São Paulo. Esta, eu afirmo. É mentira. Existe sim. Pode ser de uma minoria, mas existe.

Os exemplos de Lula e Erundina podem ser refutados com dois exemplos que conheço. Jennifer escapou de um discurso condenatório a nordestino pq foi absolvida, com "depois do mestrado, ela volta pra terra dela". Uma residente de medicina foi questionada do pq ir pra SP, tentando convencê-la a volta pra Bahia, já que aqui é tão bonito.

O problema de Reinaldo é sempre minizar qualquer ocorrência que tenha aderência a discursos de esquerda.

Nunca vi uma pixação sequer na Bahia com um texto "morte aos paulistas".

Reitero, não são os paulistas ou paulistanos em geral que são preconceituosos, mas há sim aqueles que são.

Só o fato de o Nordeste ser visto como um balaio só (homogêneo), algo que não acontece com outras regiões é sintoma de preconceito.

Ou Reinaldo nunca ouviu ninguém dizer que da Bahia pra cima é tudo igual?

Willow

Manelé na Tela disse...

Voltando à capa... E agora defendendo... hehehe... Estava conversando com Eduardo... Bem diferente de generalizar, a chamada "A paulista" particulariza.

A paulista que queria a morte dos nordestinos é essa aqui, ó. E não todos os que são de São Paulo. O correto, nesse caso, é generalizar ou particularizar?

Mayara é uma menina imbecil e preconceituosa que deve ser mostrada, sim. Neguinho (e branquinho) vai pensar duas vezes antes de falar merdas como essa a partir de agora

Além do mais, há uma mania de taxar de sensacionalismo tudo que a imprensa trata de uma forma não usual. Acreditar que uma manchete dessas vai despertar um sentimento de ódio, uma guerra racial contra os paulistanos, é achar que o leitor é idiota.

Boréstia