quinta-feira, agosto 13, 2009

Marinho x Macedo

Parece a briga de Renan Calheiros com Tasso Jereissati, só não sei quem é quem. O triste, mas que torna o fuzuê divertido, é que os dois lados estão cheios de razão.

Amoêdo

10 comentários:

Manelé na Tela disse...

A Record tende a se isolar e perder a guerra. Brigar com a Globo e com o Grupo Folha é muito complicado.

De qualquer forma, eu espero que Edir Macedo e os pilantras da IURD paguem por seus crimes.

A Globo tem tb seus pecados. Mas agora é a vez de Edir.

Willow

Manelé na Tela disse...

Por mais que os motivos da Globo tenham muito pouco a ver com os princípios que regem a nobre atividade jornalística, também espero que Edir Macedo pague. Só não tenho tanta certeza que isso vai acontecer, Willow, porque a turma do plim-plim já fez uma forte investida contra a IURD e de lá pra cá eles só fizeram crescer. Teve também aquela tentativa e de derrubar Ricardo Teixeira, que hoje é parece ser amiguinho dos Marinho.

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Concordo com Zé. A Globo só aproveita o episódio para fustigar a rival. A impressão que eu tenho é que base financeira da Record depende mais dos seus fiéis do que de sua audiência. E a Globo pode bater na Universal o quanto quiser, isso não abala tanto assim quem é devoto. Pelo contrário, a Globo corre o risco é zangar parte de sua audiência. Tanto é assim que o JN teve cuidado para não generalizar a questão como sendo um ataque à religião ou aos crentes. É um público que a Globo não quer perder, claro. Ainda semanas atrás o JN fez uma série de reportagens sobre obras sociais das Igrejas Protestantes. O alvo mesmo é a Record.

Mas, quer saber, acho mesmo que quem está rindo à toa é Silvio Santos. Ele sim é o maior interessado num recuo da Rede Record.

Márcio

Manelé na Tela disse...

"Sorrindo aquele riso franco e puro para um filme de terror".

Raul Seixas

Manelé na Tela disse...

Amoedo e Márcio têm razão. de fato, mesmo após várias porradas, a Record continua crescendo.

Mas o crescimento não se deve apenas aos fiés, apesar de toda a grana destes. A IURD, com os horários da madrugada, tem um dos maiores "gastos" do país. Inclusive pagando pelo horário valores acima do de mercado.

A estratégia da Rcord de copiar a líder é antiga e está em vários manuais de marketing, como o de Kotler. O que não garante, claro!, que sempre dá certo.

sem contar que a Record usa aquelas abordagens mais popularescas (jornalismo mundo cão, por exemplo) que a Globo ainda se nega (ainda bem).

Isolamento
O que eu digo é que a Record parte pro ataque. Se ela tiver poder sozinha pra brigar com grupo Abril, Globo e Estadão, blz. Caso contrário ela pode realmente ficar isolada no mercado no qual atual e isso nem sempre é bom.

Aí vc coloca pressão contra fornecedores, pressão política (que a Record tb faz muita) e boicotes.


A relação da fé com a TV tb é foda. Já ouvi muito discurso: "coloca na Record que é de Deus". Porra, isso me irrita pra caralho, pq não tem nada de cristão naquela merda, é só dinheiro.

Ufa! Foi mal. Grande pra porra.

Willow

Manelé na Tela disse...

Caralho, Rauzito! Tava ouvindo "Super Heróis" quando abri os comentários desse post! Sério mesmo!!!

Boréstia

Manelé na Tela disse...

O que preocupa nesse caso é que a IURD é que, não apenas usa o dinheiro vindo da religião para inflar os cofres do Grupo Record e o patrimônio pessoal de seus pastores, como também tem seu próprio partido político de fachada, o PRB. Essa mistura toda dá em merda.

Márcio

Manelé na Tela disse...

A Globo vai falar pra caralho e dar muito mais espaço do que o fato merece, por razões óbvias.

A Record vai rebater.

Os apresentadores que hoje batem na IURD, amanhã estarão na Record, alfinetando a Globo, que, por sua vez, vai continuar sendo bancada pelo meu, o seu, o nosso dinheiro, via BNDES.

Edir não vai ficar menos trilhardário por conta disso. Tampouco menos livre. Vai gastar muito com as custas do processo, mas outros mais ainda entrarão no bolso dele, via otários que bancam a quadrilha com dinheiro que sequer é tributado.

Discordo de Zé Simão, que diz que o Brasil é o país da piada pronta: o Brasil é a própria piada.

Cansado,

DS

Manelé na Tela disse...

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3921798-EI8423,00-Entre+Globo+e+Record+qual+a+pior.html

Manelé na Tela disse...

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3922643-EI6584,00-Leal+embate+Globo+X+Record+e+disputa+comercial.html