sexta-feira, março 27, 2009

Esporte Clube Vitória 1899

Reportagem especial do portal Uol anunciou na manhã de hoje que o Vitória-BA pretende mudar o nome oficial. A equipe também lançou o 4º uniforme para comemorar os 110 anos em 13 de maio.

O ano de fundação do clube - 1899 - seria acrescido para reforçar a história e ajudar no posicionamento como um dos times de futebol mais tradicionais do país.

Na minha opinião, apenas isso não colocará o Vitória entre os times mais tradicionais do ludopédio brasileiro. Amigos rubronegros, não se irritem, mas a verdade é que o referido clube baiano tem mais idade do que história.

Como estratégia de marketing, a proposta é interessante, vai mostrar ao país e na copa sulamericana que o Vitória está por aí há muito tempo.

Contudo, o que importa no futebol é o resultado. Claro, sem cair na questão do ovo e da galinha, são relevantes a imagem, reputação da direção e organização.

Para além de evidenciar a idade, o Vitória deverá se manter na Série A por muitos anos seguidos e obter títulos de relevância. Investir na infraestrutura, renovar a capacidade de revelar talentos e, fundamental, formar uma torcida mais presente no Arena 1899, o ex-Barradão.

Se o Bahia vive de história por gritar com orgulho "bicampeão!", o Vitória parece entender hoje que história importa. Mas aí, amigos, não adianta ser velho, tem que marcar presença!

O Bahia é um clube novo, mas com História. Títulos nacionais, participações na Libertadores, maioria de títulos baianos e uma torcida que comparece, bate recordes e faz barulho, mesmo com uma realidade difícil.

Willow
Torcedor tricolor bora Baêa!

3 comentários:

Manelé na Tela disse...

Acho que tradição, história e gradeza são conceitos relativos, nem sempre determinados por conquistas, torcida ou estrutura. Um time tradicional em seu estado pode ser uma novidade nacionalmente, pode ter grandes histórias em seu país e nenhuma fora dele, além de ser grande em relação a outro time e pequeno em relação a um terceiro. O Vitória é grande aqui, mas concordo que precisa caminhar muito pra estar entre os maiores do Brasil. O Bahia já esteve lá, mas com o acúmulo de títulos nacionais e internacionais de alguns times brasileiros nos últimos anos também ficou para trás.

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Concordo Amoêdo.

Mas acrescento que o Vitória quer ser lembrado como um dos clubes mais tradicionais do país mesmo porque existe desde 1899.

Só que a pura existência não lhe confere este título. Flamengo, Corinthians, São Paulo e outros são tradicionais e grandes, mesmo um ou outro mais novo que o Vitória.

Só uma trajetória com títulos, grande jogadores referência (que não falei antes) e participação efetiva nos maiores campeonatos nacionais e alguns internacionais podem colocar um time no alto da estante.
Times como a Ponte Preta e Sport Club Rio Grande são bem antigos, mas e daí...

Willow

Manelé na Tela disse...

É que os planos de marketing geralmente são mais idealistas que realistas. Não dá para transformar idade em grandeza no gogó, mas certamente pode-se aproveitar muito bem uma história de 110 anos.

Amoêdo