segunda-feira, janeiro 12, 2009

Gastança com propoganda

Não passou impunemente. Eu não fui o único a ver e me espantar.

Ainda em 2008, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp começou a aparecer em rede nacional para falar das ações no litoral paulista. Do meu ponto de vista, e também de Fernando Rodrigues da Folha de São Paulo em artigo publicado hoje, algo totalmente despropositado.

A publicidade estatal se deve à prestação de contas e à transparência, campanhas de saúde, educação, cidanania... mas dentro do espaço geográfico de atuação. Por isso, o estranhamento com a propaganda da empresa paulista.

São Paulo (R$ 110,3 mi)* e Minas Gerais (R$ 34,7 mi)*, de Serra e Aécio, lideram o ranking de gastos com propaganda dos Estados. Perdem fácil, claro!, para o Governo Federal (R$ 1 bi)*. E a Bahia? Ainda não sei.

Aguardem! Nos próximos dois anos, grandes inaugurações estão por vir. Em todo o canto. E campanhas, muitas campanhas...

*Dados de janeiro a novembro de 2008.

Willow

4 comentários:

Manelé na Tela disse...

Você está com idéia fixa, Willow... relaxe. No Brasil já nos acostumamos até com Presidente que inaugura obra por vir, pedra fundamental e obra inacabada. Sem falar com as cerimônias públicas "Dilma, presidente". Tem gente que até acredita no PAC, imagina só!

Há muito perdemos a compostura.

E ah! Não causa surpresa que São Paulo e Minas liderem o ranking de propaganda entre os estados. Suspeito seria se fosse Sergipe.

Márcio

Manelé na Tela disse...

O que mais igualaria petistas e tucanos (e todos nós?) além da (falta de) compostura?
E se nessas coisinhas (compostura, ética etc) formos mesmo todos iguais, o que devemos buscar no nosso próximo Presidente?

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Não é uma ideia fixa, mas isso é gritante, Marcinho.

É o mesmo que o Governo da Bahia fazer propaganda de construção de hospital pra o país todo. Não temjustificativa.

O que nos espera é uma guerra de gastos publicitários.

Sim, óbvio que o normal é o gasto de SP ser maior que o de outros Estados. Mas poderia ser menor se não fosse essa extravagância com dinheiro público da Sabesp.

E sim, o governo federal tem várias farras semelhantes pra promover Dona Dilma, mas nem um nem outro justificam.

Willow

Manelé na Tela disse...

Ah sim. Não acrescentei ao valor de São Paulo isso do texto linkado no post:

"A Sabesp (empresa de saneamento paulista) gastou outros R$ 28,3 milhões no ano passado com publicidade, até novembro -quase igualando-se ao governo de Minas Gerais inteiro."

Willow