A história dos seriados norte americanos no Brasil não é recente. Os enlatados começaram muito antes da nossa geração acompanhar, criticamente, as produções de TV.
Década de 60
As séries eram bem leves, com humor, até certo ponto, comportado. Ficaram famosas: Os Três Patetas, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Agente 86. As histórias em quadrinhos entraram na TV com a famosa produção de Batman e Robin, com Adam West. Um destaque foi Besouro Verde, que apesar do fracasso comercial, trazia a sensação Bruce Lee no papel do ajudante Kato.
Década de 70
Mais ação pra telinha, com super poderes, investigações e espionagem. Apareceram As Panteras, O Homem de Seis Milhões de Dólares e sua spin off Mulher Biônica, Chips, S.W.A.T. e Casal 20. Ainda houve o melancólico Hulk e até Mulher-Maravilha. Vale ressaltar as séries de drama "mel com açúcar": Ilha da Fantasia e Barco do Amor.
Década de 80
As televisões brasileiras começaram a investir pesado em séries de todo tipo. Enquanto o SBT utilizava a noite, a Globo criava a Sessão Aventura. Esse foi o período que o termo enlatados ganhou força, devido a qualidade duvidosa das produções e do excesso de programas estrangeiros.
As séries de ação eram: Super Máquina; Esquadrão Classe A; Duro na Queda; A Gata e o Rato, que tinha Bruce Willis; A Dama de Ouro, aquela de Kate Mahoney, inspirada em Dirty Harry; MacGyver - Profissão: Perigo; Anjos da Lei, que lançou Johnny Depp; Magnum, com Tom Seleck e ainda Miami Vice.
Dentre as comédias, estavam a sátira do filme ET com Alf - O Eteimoso, além de outras como Primo Cruzado e Super Vicky. Deve-se registrar também a dramática, quase novela mexicana, Dallas.
Cultuadas
Muitas destas são exibidas até hoje em pequenas emissoras brasileiras. Outras, mesmo não sendo mais reprisadas ou que não tiveram grande audiência, são marcos na TV. Lá nos anos 60, foram criadas Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, Além da Imaginação e O Fugitivo. E, dando origem ao que se chama Sitcom, a década de 50 apresentou I Love Lucy.
E aí, qual destas você assistiu? Ou só eu que perdi muito tempo com TV?
Parte 2 - anos 90 e século 21
Eu coloquei em duas partes porque ficou grande, para variar!
Desculpa, Paulinha.
Willow
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
ahahahahhah! Que nada, Willow, eu não reclamei do tamanho, não. Só disse que às vezes não lia (sou a favor da pluralidade :P). Mas por sinal, esse eu li até o final... Até o meu nome, diga-se. ehehehe.
beijos.
Ah! Não vi nenhuma mesmo, não. Série pra mim só Friends. Two and a Half Man, ER e House também são bons de vez em quando, mas pra viciar, só Friends, única e exclusivamente! Friends até a morte! uh!
:P
Paulinha
Friends é massa! Tb sou fã.
Com certeza. Pluralidade é essencial.
Mas eu acho que texto de blog não deve ser muito grande mesmo.
Eu tentei resumir muito mas não consigo. Acho que não tenho poder de síntese.
Citei você, porque, enquanto escrevia, lembrava da nossa conversa em sua casa sobre os textos do blog.
Estou praticando pra escrever textos mais curtos, leves e menos chatos. Mas é difícil. Tenho que ler mais.
Espero que os amigos não se importem muito com o abuso no Manelé Na Tela.
Willow
Postar um comentário