quinta-feira, setembro 04, 2008

The Republican Convention, Day Three


O nome dela é Sarah Palin e ela é retada! É também linda, e um mulherão. Diziam que ela ia amarelar, passaram-se os últimos dias ao som de críticas sobre sua inexperiência e sobre sua vida familiar, mas, quando a moça subiu ao palco e fez seu discurso, calou a todos. Carismática, eloqüente, não se fez de rogada e abriu o foguetório. Se se esperava muito do discurso de Obama durante a convenção do partido Democrata, e se se esperava pouco do discurso de Sarah Palin, todos se enganaram. Obama não empolgou nem um pouco, ainda mais para quem esperava um discurso que lembrasse Martin Luther King; já Palin incediou a campanha, como frisou o mais famoso jornal democrata americano, o The New York Times, e a cadeia nacional do partido, a CNN.

No discurso (que se pode ver no You Tube), Palin não só não poupou críticas aos que a criticavam por sua inexperiência, como também ironizou diversas vezes Obama, a quem sarcasticamente nunca se referiu com o nome. Numa das melhores passagens, respondendo àqueles que ironizavam o fato dela somente ter governado, além do Alasca, um município de cinco mil habitantes, disse: "Ser prefeita de uma cidade pequena é como ser um ativista comunitário, mas com responsabilidades reais”. A única experiência de Obama como administrador (nem sei se como administrador, de fato) foi numa ong.

O discurso de Palin estava repleto de ironias, mas recortar algumas seria difícil. Foi engraçado vê-la ironizar o homem que já escreveu dois livros com suas memórias sem ainda não ter feito lá grande coisa e nunca ter escrito sequer um projeto de lei, nem em âmbito estadual. Obama está em sua primeira campanha nacional e já o querem histórico. Lembro até de alguém ironizar a Globo por chamar o discurso que Obama faria no dia seguinte de histórico: a novidade histórica que no fim foi um fiasco.

Tentei postar o vídeo do discurso de Sarah Palin aqui no blog, mas não consegui. Recomendo. Para nosso jeito de fazer campanha política aqui no Brasil, onde se recrimina o confronto direto, como quem prefere o bom mocismo do horário político propositivo, e onde se proíbe até que se formem no orkut comunidades para candidatos, talvez o jeito americano nos ensine algo.

Márcio

2 comentários:

Manelé na Tela disse...

Essa é a mesma que a filha de 16 anos engravidou e a resposta dela foi que a menina vai casar com o pai da criança?

Willow

Manelé na Tela disse...

Exato. Vai casar na marra!

Márcio