Hoje, vendo uma matéria sobre as manifestações de estudantes da Ufba, surgiu uma dúvida em um dos telespectadores: por que os estudantes pedem segurança, mas não querem que esta seja dada pela PM, ao ponto de espernearem diante de mera sugestão nesse sentido?
Eu fiquei calado...
Márcio
quinta-feira, agosto 21, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Ah, fica aí a sugestão de pauta...
Eu sou favorável.
Márcio
"Não podemos aceitar nunca a PM dentro do Campus. Eles são tratados como animais, agem como animais e são capazes de matar como qualquer bandido. Não podemos trazer pessoas desqualificadas para fazer a segurança dos nosso alunos"(Dulce Aquino, diretora da Faculdade de Dança, ao Correio da Bahia)
A questão é antiga, desde os tempos em que Márcio sentava no banquinho da Facom rodeada de fãs. O que se diz é que não existe universidade federal no país que use a PM para sua segurança.
Eu sou contra
Boréstia
Desculpe pelo "rodeada", Márcio...
Boréstia
Caralho, essa declaração é de uma estupidez cavalar!!
A melhor parte é "Eles são tratados como animais". Realmente.
Márcio
Pois é... e a gente já ficou sabendo que ela desmentiu tudo, depois que foi cobrada pela Associação de Praças...
Acontece que ela deu essa declaração em pleno Conselho Universitário, e tudo foi gravado pela reitoria.
A repórter daqui ligou para o reitor perguntando se, em caso de ser acionada na justiça, poderia ter acesso à gravação. Ele disse que era só enviar um ofício.
Além de tudo é cara de pau. Vc acha que a repórter ia inventar essa fala?
Boréstia
Por que a PM pode dar segurança (não que seja eficiente) para toda a população, menos para os iluminados da UFBA? Qual seria a alternativa então?
Amoêdo, achando que o problema são os maconheiros...
Pois é, também não sei em que sentido a PM comprometeria a autonomia universitária, isso é só conversa fiada.
Márcio
Sou a favor de colocar a polícia municipal. Eles ainda não são tratados como cachorros, ou já são?
Willow
E ela existe mesmo? Nunca vi... alguém já?
Márcio
Solução básica: por que não colocar a PM no campus e pedir para que eles ignorem os maconheiros? Assim, daquele mesmo jeitinho que eles fazem na praia...
Do tipo: "oh, pessoal. Os PMs vão fazer a segurança, mas podem fumar seu baseadinho em paz. Convidem a gente pra dar uns tapinhas"
Aí convida um repórter mala pra gravar tudo e denunciar o esqueminha no jornal...
Deduca@ChoquenaUfba.com.br
Porque sou contra a PM no campus:
- Primeiro porque eles não vão resolver nada. A violência ali não é só questão de policiamento. A UFBA não tem nem muro.
- Segundo porque, apesar de não serem os animais que a maluca disse, todo mundo sabe que eles são despreparados mesmo.
- Terceiro porque não combina. Historicamente, estudante não combina com polícia. Vai dar merda.
- Quarto porque ali é área Federal. Eu sempre soube que, por lei, a PM não poderia entrar na UFBA. Agora estão dizendo que pode. Não entendo.
Alternativas existem várias. Falta vontade e investimento. Naomar quer a PM porque é gratuita. Mas é ineficiente
Boréstia
Se a PM é ineficiente para o Campus, imagine para o Estado... entre o estupro e a PM eu fico com a "puliça" fácil, mesmo com todo o despreparo. Também não acho que seja a solução ideal e definitiva, mas como ação emergencial tá muito bom. O problema também é que os estudantes querem viver no seu cercadinho federal cometendo "pequenos" delitos (tráfico de drogas não é pequeno) sem ser incomodados.
Amoêdo
Concordo!
Boréstia
Porque sou contra Boréstia:
1. Por que eles não resolveriam? Policiamento, até onde eu sei, inibe a prática de delitos. Muros numa área tão grande e sem policiamento é que não resolveria. Policiamento sem muros seria uma melhor escolha.
2. Se os policiais não tem o treinamento que deveriam ter, deveríamos abdicar deles? A greve da PM já nos deu uma noção do que isso significaria para uma cidade de gente tão pacífica com a de Salvador.
3. Polícia combina com o quê então? Para mim polícia combina com ordem, e se você pensou em dizer que combina com bandido, te digo, se combinasse mesmo ladrão não fugiria, pederia em casamento! Ademais, não sei porque daria mais merda a presença da PM do sua ausência. Historicamente a polícia tem prestado mais segurança do que o contrário, como se quer fazer crer.
4. A PM pode entrar nos campi, desde que autorizada.
Márcio, que concorda que falta dinheiro para a UFBa, mais um bom motivo para preferir a PM.
Postar um comentário