O que é que tá rolando nesse caso de Daniel Dantas? Afinal de contas, quem é que tem medo desse cara? Governo? Oposição? Judiciário? Imprensa? Todos?
Como começou o reinado do banqueiro baiano? Qual a ligação dele com as privatizações de FHC? E com o governo Lula?
Outra coisa, não era o STF que ia salvar nossas vidas e nos livrar das garras do mal? Cadê Joaquim Barbosa e aqueles super heróis que detonaram os homens maus do mensalão? Gilmar Mendes votou como naquela época?
Amoêdo
p.s.1 - eu também devo ficar com medo do poderoso Dantas?
p.s. 2 - e os torcedores do Bahia?
p.s. 3 - será que vão queimar esse arquivo?
sexta-feira, julho 11, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
A galera da capinha tá de férias. Quem está de plantão é o Presidente do Supremo, por isso só ele que apreciou os pedidos de habbeas corpus.
O tamanho do quiprocó ninguém sabe ao certo, só mesmo pode ter alguma idéia quem tem acesso ao inquérito (mas nem os advogados de defesa tem conseguido isso como deveriam, ao que parece), mas o que podemos notar é que a complicação é grande, uma vez que envolveria juízes, políticos e delegados, e só gente graúda.
Mas não é de hoje que Daniel Dantas está metido em enroladas e negociações suspeitas e brigas com gente do governo, da Justiça e da imprensa. Muita gente deve ter medo mesmo. Eu mesmo tô até cabreiro, vai ver quando a gente comprou aquela kombi pra furar a fila do ferry não tinha dedo de Dantas, afinal o cara é culpado de tudo!
O problema nisso é que as coisas estão fora do seu tempo. Por mais que o sentimento popular queira ver caras repleto de suspeitas na prisão, a Justiça não pode queimar etapas. Essas prisões são ou temporárias ou preventivas (como aliás têm sido todas as prisões da PF ultimamente), eles seriam soltos mesmo. Como todas as operações dos últimos anos, o enredo se repete: prende-se um monte de gente para o JN ver, a Justiça manda soltar e ficamos todos nós com a sensação de que nada vai acontecer, a não ser a impunidade, vez que o julgamento mesmo vai se arrastar por alguns anos, sem garantia de condenação.
O que a gente gostaria, é claro, é que essas prisões fossem em definitivo. Mas, até lá, ainda tem um processo a ser julgado. Porque o tempo do nosso Judiciário é muito lento nós tendemos a ver justiça e nos satisfazermos com a humilhação que um suspeito pode passar com sua prisão em cadeia nacional. Mas, no final, tal qual esperamos por Maluf, vamos esperar mais uma vez.
No mais, acho até pertinente o que Gilmar Mendes tem declarado sobre as ações da PF, e tenho deplorado a demagogia de Tarso Genro. Mas creio que esse caso virou uma briguinha entre Mendes e o juíz De Sanctis e desviou o foco das atenções. Outras coisas a PF deveria estar respondendo: se eles são os corruptores, e se há provas disso, quem são os corrompidos? por que também não foram presos? Ninguém que eu tenha visto se preocupou em saber.
Márcio
Sobre o Mensalão foi decidida a abertura de processo. Não lembro de nenhum dos acusados ter sido preso. Estariam soltos a essa altura, ademais.
Márcio
Acredito que a segunda prisão foi por tentativa de suborno ao delegado que cuida do caso e aí não há corrompido, pq o cara não aceitou. E o corruptor foi solto por Mendes. Além disso, me parece que um dos motivos para se pedir prisão preventiva é a possibilidade do acusado fugir, destruir provas ou influenciar no processo de alguma forma. Não sou especialista, mas acho que Dantas, muito mais do que o casal Nardoni, por exemplo, é capaz (em todos os sentidos) de tudo isso.
Amoêdo, que manda abaixo um link para apreciação.
http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=8158
p.s. - nas prisões espetaculosas promovidas pela PF existia ou não indícios de crime? faltou investigação ou é nossa justiça que tem a tendência de liberar bandidos ricos e poderosos, e por isso mesmo comemoramos tanto a histórica abertura de processo no caso mensalão?
Acho que o segundo pedido de prisão já estava planejado, porque se sabia de antemão que haveria um habeas corpus. A tentativa de suborno foi noticiada já na primeira prisão e a rapidez com que se pediu a segunda só demonstra uma maquinação.
Possibilidade de fugir toda pessoa que é alvo de processo tem, assim como destruir provas. Ademais, se diz PF que já as têm, não se pode temer a sua destruição, não é?
Sobre poder de influência, é inevitável, estando ele preso ou não. Ele não ficaria até o julgamento atrás das grades mesmo. E nem mesmo se ficasse, pois isso não o impediria de influenciar através de terceiros.
Se existiam indícios de crimes nas prisões da PF ou não, eu acho que sim, existiam, resta saber todavia se isso era suficiente para levar à prisão. Como muito dificilmente as pessoas ficam presas esperando julgamento, a não ser que sejam pobres e não tenham assegurados os mínimos direitos, a gente as vê serem soltas. Mas comemoramos o caso do mensalão pelo fato de serem políticos os envolvidos, algo que é raro ser visto.
Márcio
Sobre Nassif, o que dizer... humm, eles que se entendam... faz tempo que Diogo liga Dantas à Nahas, aliás, um dos poucos jornalistas que se intrigaram com o processo da Telecom Itália, onde colheu indícios que Dantas subornou políticos brasileiros... e Nassif, bem, ele foi demitido da Folha praticamente por praticar extorsão, né? além do mais, é um notório bajulador do poder... não ponho a minha mão no fogo, ainda mais por ele.
Márcio
Mas o mais patético dos papéis até agora desempenhados pelo jornalismo é de Bob Fernandes. Ele está cobrindo o caso de perto, demonstra até proximidade com a operação, mas os textos que ele tem escrito... não são apenas cafonas, são minimamente elucidativos, nada jornalísticos... ele faz de tudo uma novelinha, que chama de "os intestinos do brasil", onde se limita a narrar fatos que presenciou ou lhe contaram, onde se destaca que o delegado não troca de cueca há não sei quantos dias... patético!
Márcio
Não é problema de Gilmar Mendes se o segundo pedido de prisão estava planejado ou não, ele tem que julgar com base nas evidências apresentadas e não achar que os seus pares estão sendo malandros, querendo tirar a autoridade (eita palavrinha autoritária) do Supremo. A não ser que seja, como vc falou, uma briguinha de egos entre ele e De Sanctis, que comprovaria como nosso judiciário, aquele mesmo do herói Joaquim Barbosa, é ridículo.
Me parece evidente que Dantas tem mais possibilidade de fugir, destruir provas e comprar testemunhas do que o casal Nardoni, por isso fiz a comparação. E a investigação ainda está curso, portanto ainda há o que destruir.
Pra você ver quem nosso supremo juíz mandou soltar.
É, realmente é um problema de nossa falta de justiça.
Amoêdo
p.s. - Também não ponho a minha mão no fogo por nenhum dos jornalistas citados, mas se há uma denúncia sou a favor das investigações sempre.
Só espero que a PF não chegue a mim!
Dadáel Dantas Guimarães
Postar um comentário