sábado, maio 10, 2008

Ponto de partida

Bahia e Vitória começam hoje a participação no campeonato brasileiro. Como se sabe, o primeiro na Série B e o segundo na primeira divisão. O ano promete muito sofrimento para as torcidas da dupla.

Apesar dos periódicos baianos e dos sites de esporte não declararem, eu digo que os dois devem acender a luz amarela. Tanto o tricolor quanto o rubro-negro contam com adversários em pior momento, mas a situação de casa é muito desconfortável.

O Bahia
O maior do Estado terá que mostrar que pode superar times favoritos como Corinthians, Juventude, Barueri, Ponte Preta e o Paraná, que estreou mal. Como reportou nosso amigo Deduca, a "brilhante" diretoria tricolor acha que a base está montada e entrosada. Na verdade, o time não tem dinheiro nem credibilidade pra contratar. Aí ficamos com essa m... que aí está. Rogério não vai nos classificar.

O Vitória
Os críticos avaliam que Ipatinga, Náutico, Figueirense e Goiás estão em situação pior que o bicampeão baiano. Mas o time que não se engane. Só o ataque parece dar tranqüilidade aos seus torcedores. O resto do time é muito frágil, conforme já declarou Zé Amoêdo em algumas oportunidades.

Brasileirão
Os favoritos todos sabem: Internacional e Cruzeiro, Flamengo e Fluminense, São Paulo e Palmeiras. Correm bem por fora: Botafogo, Santos, Vasco, Coritiba, Grêmio e Sport.

O time de Luxemburgo pode largar melhor porque tem um time muito bom e só disputa este campeonato. O Flamengo também só está no Brasileirão, mas o "maracanazo" da Libertadores abateu o clube. Fluminense, São Paulo e Santos ainda brigam na Libertadores, enquanto Inter, Vasco, Sport e Botafogo (tem também o Atlético Mineiro, porém, não acredito no Galo) ainda lutam na Copa do Brasil.

Palpites de sábado

Série A

São Paulo e Grêmio empatam.
Náutico vence o Goiás.
Vitória perde do Cruzeiro.

Série B
Infelizmente, em Feira de Santana, o Bahia larga com o empate contra o campeão cearense, Fortaleza. Na melhor das hipóteses.
Corinthians e o resto que se explodam...

Willow
Meninas, desculpem mais futebol aqui no blog.

10 comentários:

Manelé na Tela disse...

Concordo plenamente, willinho.

Bahia e Vitória são seríssimos candidatos, a seus respectivos rebaixamentos, infeliz e felizmente, por motivos óbvios.

O Bahia simplesmente não contratou. Manteve a péssima base que sequer ganhou o Estadual e tomou pau dos mambenbes Vitória, Itabuna, Poções e Icasa.

Não tem a mínima condição. Por isso, se não cair, tá no lucro. Hoje poderíamos atpe surpreender na estréia, mas a incompetência do nosso "ídolo" Elias não deixou. De bom mesmo só a estréia de Juca.

Quanto ao Vitória, o time é um pouco melhor que o nosso, o que ainda é muito pouco pra Série A. Vai levar fumo atrás de fumo. Pior foi ver a torcida aplaudindo o time depois de levar o sapeca do Cruzeiro.. merece se fuder mesmo.

Sem mais,

DS

Manelé na Tela disse...

O Vitória jogou bem, mereceu os aplausos.

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Ah, parabéns pelos palpites, Willow. Eu só teria acertado o do Náutico.

Amoêdo

Manelé na Tela disse...

Pois é Dadá. Nossa sorte é que tem muito time ruim na série B este ano.

Valeu, Zé. Só o São Paulo me derrubou. Achei até o final que conseguiriam o gol de empate, mas não deu.

Tem um campeonato Brasileiro virtual no UOL e de 500 participantes estou em terceiro lugar geral.

Não é um jogo de acertar placar, mas de escolher jogadores para o seu time.
Mais informações:
http://campeonatos.uol.com.br/viewChampionship.html?idtChampionship=11

Willow

Manelé na Tela disse...

Soube que o Vitória jogou bem, mas o único lance que vi do jogo foi o segundo gol, quando alguém vestido de azul entra sozinho no meio de uma avenida deixada pela zaga rubro-negra. Não me surpreendeu. Vi lances parecidos contra Conquistas e Itabunas da vida, imagine contra o Cruzeiro.

Boréstia

PS: "O melhor do Estado" foi ótimo...kkk

Manelé na Tela disse...

Não foi o melhor, Boréstia, foi o MAIOR do Estado. O Vitória está melhor. O Bahia é MAIOR.

Maior torcida
Maior número de títulos
Disputou a Libertadores. Foi o primeiro do Brasil.
Venceu o Santos de Pelé.
Tem o hino mais bonito.
E muitas outras coisas que todo mundo já sabe.

Só não temos estádio.
Atualmente, também não temos time, mas isso é momento, não é história.

Willow

Manelé na Tela disse...

Isso me lembra o Ypiranga: "O MAIS QUERIDO". Mas tomara que o Bahia, de tanto achar que é mais que os outros, não se transforme em história morta, como aconteceu com o amarelo-e-preto. Seria trágico para um time tão popular.

Só não aceito que digam que um dos mais antigos clubes do Brasil não tem história. Até porque, a história também é feita de derrotas, muitas delas descaradamente "construídas" pelo próprio Bahia.

Não vou aqui ficar enumerando as gloriosíssimas conquistas rubro-negras. Mas se vc se apegar à história(ela de novo) mais recente, vai ver que o Bahêa está ficando para trás...

Boréstia

Manelé na Tela disse...

Dizer que o Vitória jogou bem é piada.

O time só cresceu depois da expulsão de Marcelo Moreno. Aí ficou fácil. O Cruzeiro com 2 a 0 querendo segurar, exausto de dois jogso na semana, e um jogador a menos. A raposa se encolheu.

A partir daí, o Vitória cresceu, jogando em casa. É óbvio.

Mas, no 11 contra 11, deu pena do Campeão Baiano. Escapou de ter levado de cinco, sem exagero.

Com esse time, volta pra B.

Esperamos de braços abertos!

DS

ps: a queda do vitória promete ser a unica alegria tricolor no segundo semestre...

Manelé na Tela disse...

Caro Boréstia,

Não dá pra discutir quem tem mais história.

Um dos títulos brasileiros do Bahia, somente unzinho deles, por si só, já é maior do que toda e qualquer conquista rubro-negra nesses mais de 100 anos de "história", recente ou não.

Ou você não trocaria todos os títulos que conquistou (estaduais, uvais, regionais, no remo e o caralho a quatro)por uma mísera estrela dourada, legítima, acima do distintivo?

Então pronto. O maior sonho de vocês nós já realizamos duas vezes. Ou seja, no mínimo, o Bahia é duas vezes maior que o Vitória.

Com relação a história, portanto, não se discute.

Agora, momento atual, evolução nos últimos anos, é outra coisa que também não se discute a superioridade burro-negra, por mais que me doa admitir isso.

Sem mais,

Dadá,
Que vai deixar de ser torcedor do maior time da Bahia quando o Vitória for tricampeão brasileiro, ou ganhar uma Libertadores ou Mundial.

Manelé na Tela disse...

Boréstia, meu ídolo do jornalismo. Minha resposta está nos comentários do post de Zé.

Abraços!