segunda-feira, agosto 06, 2007

Tem que meter o pau nele também

Felipe Massa tem abusado do direito de errar. As causas dos erros são diversos. Acho que a vontade de ganhar é a mãe de todos eles e isso é bom. Mas o tal desejo causa distração, precipitação, erros de condução, e isso tem custado pontos importantíssimo e, muito provavelmente, o adiamento do sonho de ser campeão mundial.

Massa já fez todo o tipo de trapalhada em 2007. Freou no lugar errado e travou os pneus, saiu da pista, derrapou na chuva, meteu o carro pra cima de adversário depois de ter sido ultrapassado, ignorou a luz vermelha e saiu do boxe, deixou o carro morrer na largada.

Por último, ontem, esqueceu de entrar no boxe no treino de classificação, ignorando chamado da equipe, teve que ir pra pista com pneu frio e foi forçado a largar em 14º. Escolheu a estratégia errada na corrida, saindo mais pesado que todo mundo, conseguiu ultrapassagens na largada, errou de novo, saiu da pista, perdeu posições, ficou preso atrás de carros mais lentos e piores e, resultado, acabou chegando em 13º, mesmo com um dos melhores e mais velozes máquinas da temporada. Inadimissível.

Convenhamos, é erro demais. Mas a nossa imprensa "especializada" ignora. Uns jogam a responsabilidades das falhas de Massa para a Ferrari. Ouros, simplesmente, não comentam. A Globo, por exemplo, sempre passa a mão na cabeça. Isso é inaceitável e irritante. Ontem, todos culpavam a equipe pela má atuação dele no treino, quando o próprio Massa admitiu que o erro foi dele. Chega de ter paciência.

Massa tem que ser criticado e cobrado, porque ele tem carro pra brigar pelo título e se não está numa posição melhor no campeonato, é esclusivamente por culpa dele. É um piloto brilhante, é verdade, sou fã dele, mas precisa ser questionado, pra ver se sabe lidar com isso e cresce. A imprensa italiana, por exemplo, mete a porra nele quando tem que meter. E elogia quando tem que elogiar.

Não é que Massa vá ser um novo Rubinho. Há uma diferença essencial entre os dois. Massa erra muito porque é obcecado por vencer. Sabe que pode ganhar e busca isso a todo custo. A maioria dos erros dele acontece por precipitação. Já Rubinho, praticamente não erra, porque é acomodado e medroso. Pra Massa, vale a pena se fuder para ganhar. Pra Rubinho, não valia a pena se arriscar tanto, afinal, a vitória para ele era apenas um detalhe. Porém, a cobrança que foi feita sobre um, tem que ser feita sobre o outro também.

As críticas não ajudaram Rubinho, que as aceitou passivamente, não respondeu na pista e virou o que virou. Massa pode revertê-las a seu favor e calar a boca dos poucos críticos, como eu, na pista. Mas, para isso, tem que botar a cabeça no lugar.

Infelizmente, para este ano, o mundial já era. Mas 2008 vem aí e o aprendizado em 2007 é fundamental.


Dadá Massa


PS1: Triste pela impossibilidade de acabar com o jejum de 16 anos sem título na F-1, mas ainda fã de Felipe Massa, do Brasil!

PS2: esse rapaz ainda vai ser campeão mundial.

Nenhum comentário: