sábado, junho 30, 2007

A República está abalada!

Notícia veiculada no site do Terra abala a república cherokee e tupinambá. Ivetão resolveu abandonar o festival Live Earth (ainda a ser realizado) em protesto contra a política ambiental norte-americana. Diz o ilustre empresário-irmão da musa juazeirense, de nome Jesus (ulalá!), que a cantora (??) tem uma profunda consciência ecológica, logo, não participará de um evento organizado pelos maiores poluidores do mundo, o povo sioux. A nossa ecológica mechupe, diz Jesus, só se apresentará em eventos organizados pelos maiores defensores da natureza, o povo tabajara, o quarto maior poluidor do mundo.

Aí, que preguiça... diria Macunaíma.

Para cada Lula há um Bush na vida!

Márcio

sexta-feira, junho 29, 2007

Técnico argentino provoca o Brasil

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL60941-3556,00.html


Amoêdo, que leu a matéria neste e em outros sites (que deram mais ou menos a mesma manchete e conteúdo) e não achou a tal provocação. Mas tem muita gente que acredita.

quarta-feira, junho 27, 2007

Manelé é flagrado atentando contra a moral

Alexandre disse que iria revolucionar o Shopping Barra hoje. Dito e feito. Nosso amigo foi flagrado em atos indecorosos pelas câmaras de segurança do shopping. É a juventude transviada, assistam!

Willow se deliciará!

Márcio

terça-feira, junho 26, 2007

E aí, Márcio e Rafson?

Ouvi muita gente esclarecida chamando a mulher de vagabunda. Um brother chegou a dizer que ela merecia ser presa por atentado ao pudor, o que particularmente considerei um absurdo. Acho que a nossa justiça ainda não está preparada para a sinuosidade da internet...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u307123.shtml


Boréstia

segunda-feira, junho 25, 2007

Os ratos fazem aniversário também, ora essa!

Amanhã será o aniversário do nosso amigo Cdr, vulgo Cara de Rato. Como esses seres - os ratos - estão sempre relegados à escória, e sempre fugindo do poder opressor de uma sociedade capitalista higienizadora, todo ano a mais de vida merece uma fina comemoração.

Em virtude disso, nosso amigo pertencente à marginalia roedora gostaria de convidar a todos para mais uma comemoração por mais um ano de vida – ou sobrevivência – entre nós. Será no bairro do Rio Vermelho, no bar Proa, na esquina de Regina, em frente à colônia de pescadores, às 20h30.

Favor não confundir com Broa: o bar chama-se Proa.

Lá estejam.

Manelé na Tela

sexta-feira, junho 22, 2007

RELAXANDO E GOZANDO

Meu vôo para Porto Seguro estava previsto para sair de Salvador às 15:45...São 17:55 e estou na casa de Liu (por sorte ela mora em Itapuã) monitorando pelo telefone e pela internet onde está nosso avião. A previsão mais otimista é de que sairemos daqui às 20:00...É o progresso.

Amoêdo, que, muito provavelmente, neste São João não vai pedir ao seu amor que olhe pro céu. Vazio, ele está feio.

MI DIARIO CUBANO I

A geladeira do apartamento
Já que Cuba foi citada pelo grande mestre, aí vão algumas imagens da minha passagem pela ilha. Primeiro a sua maravilhosa cerveja, a BUCANERO. Cada aluno tinha uma cota semanal de 72 cervejas no adorável mercadinho da escola - estas três embalagens são referentes à minha primeira cota. A BUCANERO é uma cerveja muito saborosa com graduação alcoólica de 5,4%. Essa foto foi tirada no meu segundo dia de estadia na Escola de Cinema. Nessa noite rolou a primeira festinha de confraternização.

quinta-feira, junho 21, 2007

Mais uma para Darino

Esta saiu hoje na Folha Online:

Mantega diz que caos aéreo indica prosperidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que o atrasos de vôos e cancelamentos sequenciais que a população tem enfrentado desde setembro passado são "fruto da prosperidade do país".

"Não há caos aéreo. Os problemas ocorrem pelo aumento do fluxo. É a prosperidade do país: mais gente viajando, mais aviões e mais rotas." De acordo com o ministro, o governo trabalha para tentar "melhorar e agilizar essa questão."

....

Então tá.

Relaxa e goza.

Márcio

Para Darino

Nota divulgada ontem no Blog do Nobat:

Frase de Marta cai na boca de embaixador inglês

É a glória da ministra Marta Suplicy, do Turismo. Ela fez a Inglaterra finalmente se render diante do Brasil - ou do senso duvidoso de oportunidade de alguns brasileiros.

Há pouco, na embaixada da Inglaterra em Brasília, ao brindar os 81 anos da Rainha Elisabeth II, o embaixador Peter Collecott disse para seus mais de 200 convidados - entre eles ministros de tribunais, senadores e deputados:

- Bem, como a essa altura os senhores devem estar cansados com meu discurso, sugiro que relaxem e gozem.

Hahaha.

Márcio

Por que o Boca venceu... gol por gol.

O Boca tem Palermo, mas o Grêmio tem Tuta... 1 x 0.
O Grêmio tem Carlos Eduardo, habilidoso, mas o Boca tem Palácios, decisivo... 2 x 0.
O Boca tem a torcida do Boca, o Grêmio, uma que ser quer do Boca, mas ainda é juniors... 3 x 0.
O Boca faz catimba, mas o Grêmio é quem bate... 4 x 0.
O Boca tem Riquelme, e o Grêmio tem... tem... é isso, não tem... 5 x 0.

O Boca humilhou tanto o Grêmio que até ficou sem graça comemorar a vitória – até deixaram Palermo bater pênalti, só pode ser provocação!

Márcio

PALERMO E OS PALERMAS

Dava, como sempre. Como sempre, não deu. Quando digo que sou Boca Juniors, faço também de provocação. É uma pena, mas torço para os hermanos apenas na libertadores* e no mundial de clubes*. Queria sofrer com as derrotas para o River e o Independiente no Campeonato Argentino, por exemplo. Seria muito mais feliz.

Amoêdo, com algumas dúvidas: alguém ainda acha que algum clube brasileiro é maior que o Boca? Por que, mais uma vez - e isso tem realmente virado uma rotina -, os safados jogaram bola e os bons moços deram pontapé? E a mais inquietante de todas. Por que deixam, ainda que contra palermas, o centroavante boquense bater pênalti?


*desde que Vitória e Corinthians não estejam envolvidos. texto legal pode ter piada?

terça-feira, junho 19, 2007

Por uma mídia golpista!

De vez em quando todo ser humano sente certo desânimo. A política me desanima de quando em vez. Semanas atrás Fernando Rodrigues veiculava que o PT cobrara em seu site o dízimo dos seus filiados que ocupam cargos comissionados. A prática, o cúmulo da imoralidade, embora não da ilegalidade, não repercutiu. A mídia golpista, como costuma falar Paulo Henrique Amorim, não deu bola. Também não se interessou quando o PT foi à Síria fechar acordos com o ex-partido de Saddam Hussein, que há duas décadas comanda uma ditadura. Sabem como é, né, a imprensa burguesa está ocupada com a Polícia (Republicana) Federal, também nas palavras de Paulo Henrique, que assume cada termo que Tarso Genro usa.

Ontem, no entanto, pensei que seria a gota d’água. A notícia de que o governo resolvera aumentar em 30 a 150% os salários dos ocupantes de cargos em comissão era pra derrubar populistas. Esqueçam o Vavá. O governo Lula resolveu dar um aumento em tanto para seus partidários que ocupam cargos na administração pública e nada para os servidores concursados. Na maior cara de pau. Esse grande aumento é para os petistas no poder. Dinheiro que sai do bolso do brasileiro e que vai direto para o caixa do partido, através do dízimo. Somente neste ano, calcula-se, o partido vai receber algo em torno de 13 milhões. Bravo! É de animar qualquer cidadão. Entre petistas e aliados, existem por volta de 20 mil servidores companheiros. A mídia golpista não deu bola. Está muito preocupada com bois e lambaris.

Não se derrubam mais presidentes como antigamente.

Márcio

Ajuda (Música e cinema)

Uma amiga me indicou esse joguinho:

http://www.dreampix.com.br/jogos/filmes/

Tem alguns trechos de trilhas sonoras e o jogador deve indicar o filme correspondente. É divertido, mas, tem um grave defeito para os ignorantes como eu. Não tem um gabarito das respostas certas!!!

Será que alguém mais esperto pode responder tudo e matar minha curiosidade?

Alguém pode avisar aPedro? Aposto que ele consegue! hehe


Rafson

Novo painel da Infraero


segunda-feira, junho 18, 2007

Para Darino relaxar e gozar

Darino pediu neste blog e um qualquer atendeu. Amigo Dadá, acesse o link abaixo e cumpra o que você disse que faria.

http://relaxaegoza.bravehost.com/

Willow

E aí? Vai pra onde?

Não que eu queira me meter na vida dos outros, mas bateu uma pequena curiosidade. Zé vai pra Porto Seguro com a esposa e filho, Deduca possivelmente pra Amargosa com sua respectiva, eu e Tê iremos aproveitar todo o conforto de um resort na linha verde... E o restante? Marcinho ficará em casa? Boréstia ainda está de férias? E Pimpão? Comerá bode e codorna? Darino aposto que irá a uma destas cidades que misturam forró eletrônico com axé e banda pop. Matem minha curiosidade meninos! E aí? Vão pra onde?

Broa.

sábado, junho 16, 2007

Levantando a bola

De cara aviso logo: sou anti fér plai, anti big brou e absolutamente contra a recorrência a tribunais para a manipulação de resultados de partidas de futebol.

Pode até não ser o caso do gol de Messi, mas acho foda o consenso midiático sobre os erros de arbitragem, com base nos milímetros apontados por tira teimas, que desprezam toda a atmosfera físico-emocional desenhada ao longo duma partida, extrapolada em frações de segundos.

Ver Arnaldo dizer “errou o juiz”, depois de ter revisto 1000 vezes o replay, é foda! Acho que quem deve responder pelo resultado e pelo andamento de uma partida de futebol é, exclusivamente, o árbitro e seus assistentes. Que em caso de erro devem ser punidos, sim! Mas tal como os poetas, os craques precisam transgredir. E se flagrados, repreendidos. E o futebol tem de assumir sua faceta de jogatina, de prática de malandro. O que é improvável com essa política do fér plai.

Em minha opinião, o fér plai é uma convenção de valores que tem por objetivo único o de reafirmar o jogo como esporte, devidamente regulamentado por uma prática que garanta resultados claros e a boa imagem para um grande negócio. A palavra é credibilidade. Não pode tirar a camisa pra comemorar gol e nem ir pra galera, sob pena de levar cartão por ter tirado o patrocinador da transmissão ao vivo e por atrasar o reinicio da programação normal. Não falo de violência, que gera lesão corporal e é crime. Deve ser banida.

E a imprensa adora. Tipos ciborgues como o homem lap top Mauro Betting e reacionários como Márcio do Vale, que nunca calçaram um kichute por sinal (e nuncaimaginaram como Pelé laçava os cadarços!!), passam a ser os executores da regra, criada por uma tropa que também nunca vestiu um meião. Esses, os executivos da bola.

Há quem diga que um erro de arbitragem pode por em risco todo o trabalho de um grupo, um planejamento... e um rio de investimento... bla bla, bla bla. Quem se preocupa com risco, não se mete com jogo. Nem faz produção cultural. É meu amigo, urubu não come folha!

É risível e redundante, mas o lance é que onde e enquanto existir atuação humana, em qualquer atividade, haverá a falha, humana. Sinto estranhamente saudades de um tempo que não vivi, de um futebol romântico, movido à fantasia e desprovido do profissionalismo predatório impulsionado por verbas patrocinadoras.

“Túlio dominou com a mão e fez um gol decisivo contra a Argentina numa Copa América dessas aí...era semifinal, acho. Brasileiros de todos os portes comemoraram. Acho que naquela época ainda não se falava em ética no Brasil”, concordo amoedo.

Eu comemorei, e achei fantástico. Queria que o próximo ba-vi fosse assim: o vitorinha jogasse pra caralho, acertasse 10 bolas na trave, e aos 49 do segundo tempo, um contra golpe e bufu, um gol impedido de mão. Tudo no Mané Lixadas... huahuahua. Que lindo!

Isso é que faz a história. A polêmica dos títulos mundiais da Alemanha e da Argentina, da copa América de Túlio... se não fosse isso o futebol teria o triste estória do vôlei, do tênis, do basquete... o melhor sempre ganhou, o juiz nunca errou (pq o repley não deixou), nada de polêmicas e todos viveram conformados para sempre... assim deve ser o esporte. Por isso sou jogador de baba. e produtor cultural... haja coração!!

cdr, no aquecimento para o clássico de hoje a tarde...

quarta-feira, junho 13, 2007

Vaca dá a louca na Bahia

Morreu hoje no hospital Santa Izabel um homem de mais de sessenta anos. Os médicos apontam que a causa mortis foi o Mal da Vaca Louca, primeiro caso do Estado e, se não me engano, também do Brasil.

A notícia foi divulgada na edição noturna do jornal BandBahia. O nosso amigo Flavinho cobriu o caso, pelo menos ele apareceu na reportagem. Maiores informações devem surgir amanhã.

Willow

Piadas de quarta-feira

Droga ou cerveja?
Ontem estreou a nova minissérie da Globo, “Pedra do Reino”, baseada na obra de Ariano Suassuna. Preferi a estréia do novo comercial da Nova Skin. Menos confuso e menos histriônico.

O sertanejo simples
Lula disse que seu irmão, o Vavá, dá mais pra ingênuo do que pra lobista. Faltou só dizer que era virgem também. Esse povo de Garanhuns é tão simples que brinca em conversas telefônicas entre irmãos usando codinomes!

Alonso e Senna
Que mole do repórter da Globo em sua matéria sobre o GP do Canadá. Alonso errou cinco vezes na mesma curva e não houve sequer menção ao fato. Rubinho deve estar até hoje reclamando: “se fosse eu!”.

Albânia dá banho no Rio
Bush teve seu relógio paraguaio roubado ontem na Albânia. Francamente, isso é uma desonra para o povo carioca!!

Clodô volta ao seu estado normal: fujam!
A piada não é nova, mas merece novo destaque. Dias atrás, depois que Clodô sofreu um pequeno derrame, o boletim médico informava que ele estava lúcido, vejam só. Ontem ele teve alta, isso é um perigo!!

Márcio

Dunga, CBF e a Seleção

A Seleção Brasileira, que acaba de cair para a terceira posição do ranking FIFA, passa por algumas dificuldades neste período preambular à Copa América. Primeiro, os pedidos de dispensa de Kaka e Ronaldinho, depois a rejeição de Zé Roberto e agora a não liberação de Robinho pelo Real Madrid.

Após ler as última notícias sobre a equipe e uma pequeno bate-pronto entre o assessor de imprensa papagaio de pirata da CBF, Rodrigo Paiva, e o comentarista e blagueiro (é isso mesmo) Mauro Beting, cheguei a uma conclusão irritante. A CBF e Dunga trabalham guiados pelo rancor, pela falta de profissionalismo e de bom senso.

Dunga
Transformou jogadores médios de futebol em craques da seleção e ofereceu a jogadores ainda mais medianos a oportunidade de vestir a amarelinha. O primeiro caso é o de Elano, que durante bom tempo foi o bam bam bam do time. Depois, descobriu Fernando do Bourdeux e Afonso do Heerenveen. Ou seja, o cara transformou a Seleção num clube. Aí, ele reclama dos jogadores que pediram pra não disputar a Copa América e o outro que não quer mais jogar pelo Brasil.

"Como podem fazer isso, se é uma honra vestir esta camisa? No meu tempo não era assim", disse Dunga, com outras palavaras. Se eu fosse o Kaka, diria: "Que honra meu amigo? Você quer que eu joge com Wagner Love, Jô, Alex Silva, Afonso e Fernando na Seleção! Tudo bem que eu jogo com Ambrosini no Milan, mas isso é outra coisa".

CBF
Sim, nós levamos a última Copa América, mas foi o selecionado B do Brasil. Naquela época, a CBF parecia não se importar com a falta de vontade dos grandes craques em disputar o campeonato. Agora, no caso Robinho, a confederação não libera o jogador para a partida mais importante do seu clube nos últimos três anos. O Rodrigo Paiva disse:
Sempre que a CBF precisou da compreensão do Real Madrid, ela nunca contou com simpatia ou boa vontade do clube espanhol. Eles jamais colaboraram com a gente.
Pronto, agora, como vingança a confederação quer tirar Robinho do jogo para atingir o Real, mas vai acabar é sacaneando o jogador brasileiro. O cara poderia até ser o autor do gol da vitória, ou fazer uma partida memorável. Mais uma vez o Paiva diz:
Perdemos Lúcio, Júlio César e Adriano por contusão, além das dispensas de Kaká, Ronaldinho e Zé Roberto. Como ainda não temos um time formado como a Argentina, precisamos do Robinho. Ele é fundamental.
Ah tá! Se o Robinho chegar amanhã, a CBF garante um time formado pra disputar a Copa América? Duvido muito.

Ah! Tem gente que diz que a disputa é entre a Adidas e a Nike. Caso o Real Madrid, cujo material esportivo é fornecido pela Adidas, perca, o Barcelona pode se dar bem. E quem investe no Barça? A mesma que investe na Seleção: a Nike. Como não quero me envolver com teoria da conspiração, não quero nem pensar sobre isso agora.

Chega.

Willow

terça-feira, junho 12, 2007

ROGÉRIO CENI x MILLY LACOMBE

Alguém se lembra desse caso? Será que essa foi a primeira vez que um jornalista mentiu descaradamente prejudicando a honra de alguém? Essa moça ainda trabalha na Globo? Será que eles vão dar alguma coisa? Será que a Sportv vai convidar Rogério Ceni para falar sobre o caso? Será que a imprensa realmente dá voz aos acusados injustamente? Não vi nada na globo.com, mas tenho esperança.

Ceni ganha pedido de desculpas em audiência (clique duas vezes no link para selecionar, copie e cole na barra de endereço)
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI1683839-EI8817,00.html

Amoêdo, que não suporta Rogério Ceni.

segunda-feira, junho 11, 2007

Adeus você, vou pro lado de lá

O grupo carioca Los Hermanos fez o último show antes da pausa, sem data pra despausar, neste sábado, 9 de junho, na Fundação Progresso no Rio de Janeiro.

Fanzocas de todo o país acompanharam o desfile de 26 músicas dos quatro CDs da banda, uma década de carreira. E aí pode incluir a Anna Júlia, com refrão cantado aos berros pelo público.

Assista a reportagem do show:
http://noticias.uol.com.br/uolnews/cultura/2007/06/11/ult2513u215.jhtm

A banda pediu um tempo e as fanzocas aceitaram. Eu, entretanto, sou um pouco mais radical e não acredito em dar um tempo, qualquer que seja o relacionamento. Flashbacks virão, afinal, os albuns e vídeos estão aí. Por enquanto, não quero me envolver (lá ele) seriamente com nenhuma outra banda. O que será, será.

Willow

Gatos-Trovão

Cá estou eu, porta-voz dos desenhos animados, para anunciar a confirmação do esperado filme sobre os gatos-trovão.

Durante anos circularam rumores de que um filme baseado nesse famoso desenho animado estaria sendo feito em Hollywood. Até mesmo um pôster com atores conhecidos maquiados como os heróis felinos chegou a ser confeccionado por fãs, enganando muita gente. Mas parece que agora é para valer, já que a Warner Bros., que detém os direitos desde 1989, finalmente está com um roteiro nas mãos.

O desenho
Depois que seu planeta natal é destruído, um grupo de humanóides com aparência felina aterrissa em um planeta parecido com o nosso, chamado de Terceira Terra. Liderados por um jovem guerreiro, eles devem enfrentar um maligno feiticeiro e seus comparsas mutantes.

O planeta chama-se Thundera e os humanóides conhecidos como Thundercats. O jovem guerreiro é o Lion, que possui a Espada Justiceira. (em portugês, pronuncia-se Laion). O maligno feiticeiro é o Mumm-Ra.

Os Thundercats fizeram grande sucesso nos EUA, Brasil, Argentina, Austrália e Japão, principalmente entre os anos de 1985 e 1988.

O projeto
O longametragem não terá atores reais, sendo 100% em computação gráfica, o que afasta o perigo de maquiagens bizarras e caracterizações toscas. O projeto, assim, seguirá a linha de "As Tartarugas Ninjas – O Retorno", lançado este ano.

A produção é de Paula Weistein (Diamante de Sangue), Lew Korman e Dick Robertson, enquanto o roteiro é do iniciante Paul Sopocy. Já foi divulgado que a trama dará destaque ao amadurecimento de Lion como o líder do grupo.

Willow

Messi, o argentino médio.

Que absurdo! Que falta de caráter!

http://www.youtube.com/watch?v=PBa05B-knMc


Amoêdo, o brasileiro médio.

sexta-feira, junho 08, 2007

Fanáticos no Quartas Baianas - 20 anos da Facom

Todos já devem estar sabendo, mas não custa nada registrar no Manelé a presença do documentário Fanáticos dos amigos Alexandre Lyrio e Pedro Santana no Projeto Quartas Baianas do dia 13 de junho.

A programação é uma prévia da comemoração dos 20 anos da Facom e exibe alguns projetos de conclusão de curso da graduação, até então guardados na Midiateca da instituição. Alguém lembra da midiateca de lá? Hehe. Uma oportunidade para conferir o trabalho de ex-alunos que hoje em dia são profissionais na área da comunicação.


Projeto Quartas Baianas*
Dia 13 de junho
Programa Especial Facom 20 Anos | Projetos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Inútil Imortalidade (1997), de Silvana Moura. Videoarte / 3 min
  • Queda - Um Vídeo B (1998), de Marcos Pierry e Flávio Moura. Ficção / 7 min
  • Quem Matou os Billies? (2000), de Raissa Modesto Lima. Doc / 9 min
  • Placebo (1999), de Matheus Ribeiro e Wagner Moura. Ficção / 13 min
  • Cortazar (1998), de Antônio Jorge. Ficção / 18 min
  • Fanáticos (2005), de Alexandre Lyrio. Doc / 26 min
  • Troca de Cabeça (1993), de Sérgio Machado. Ficção / 25 min
Fanáticos - ficha técnica
Direção e Imagens - Alexandre Lyrio
Roteiro - Alexandre Lyrio e Pedro Santana
Edição - Pedro Santana
Finalização de Áudio e Vídeo - Pedro Santana e Alexandre Lyrio
Trilha Adaptada - Pedro Santana.

*Projeto da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), exibe todas as quartas-feiras filmes ou vídeos com entrada franca, às 20h. Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27 - Barris (prédio da Biblioteca Pública Estadual). Tel: (71) 3328-8100


Willow

quarta-feira, junho 06, 2007

UMA IDÉIA GENIAL: REUNIÃO DOS MANELÉS

Quando: Hoje, quarta-feira (6/6), a partir das 19h.
Onde: Boteco di Baggio, Pituba.
Pauta: Testículos, Corpus Christi, São João e o que ocorrer.

Amoêdo

terça-feira, junho 05, 2007

Um gênio esquecido

Tá vendo como o brasileiro é sacana? Nem se dá conta quando um gênio some, parece que não sente falta. Ô, povinho sem sentimento... Pois eu, que sou brasileiro mas tenho essa mania argentina de idolatrar, já tava com saudade. Há quanto tempo nosso genial sociólogo não aparecia para nos brindar com sua sabedoria magnânima? Não faça isso, FHC, o Brasil precisa de você. Até pra não perder a rima.

http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200706051552_RED_36885249

Amoêdo, preocupado com a relação "PSDB-etanol-estudantes da USP".

Lançar o boneco

Bezerra da Silva canta: "toda hora tem gíria no asfalto e no morro porque ela é a cultura do povo". Essa forma de expressão da língua é geralmente localizada em determinados espaços e grupos sociais, num tempo específico.

Professores de português, muitos deles, afirmam que, em rigor, ninguém comete erro em língua, exceto nos casos de ortografia. Afirmam também que a língua popular ou cotidiana, com as suas mais diversas gradações, tem o seu limite na gíria e no calão. Pessoalmente, não acho que a gíria destrua a última flor do lácio, não fico grilado com isso, mas confesso que de vez em quando me assusto.

Alguns falaram "é uma brasa, mora!" Outros gritaram "supimpa" entusiasmados enquanto andavam nos "carangos". E para não ficar muito pesado diziam que alguém "sifu". Mais recentemente encontramos as "piriguetes", dentre outras variadas, digamos, criativas expressões do universo pagodeiro baiano. Talvez universo seja uma palavra exagerada aqui, dado o contexto.

Chama muito a atenção, entretanto, o quanto o uso das gírias separa gerações. Quando os jovens descolados lançam o novo vocabulário em frente aos mais velhos, estes apresentam aquela cara de panaca, babaca, de zé mané, tentando compreender o significado de tudo aquilo. As vezes, a busca da eterna juventude começa nessa corrida por falar a língua da juventude, tá ligado? É irritante estar por fora, sentir que você não divide o mesmo léxico.

Mas vou dizer algo, acho que a idéia forte é olhar para essa galera e saber que, ainda bem, não fala como eles. Pois é, porque foi com muito assombro, bicho, que ouvi a última expressão delicada de um determinado grupo: "lançar o boneco". E, nada mais, nada menos, que o meu irmão. É, ele ligou para os brotheres dele e anunciou, rei, vou lançar o boneco.

Nesse ponto, já está elucidado o enigma, não é? Para quem ainda não sabe, vou tentar colocar o enunciado de meu irmão com a minhas palavras. Eu ligaria para os meus amigos manelés e diria: "velho, eu vou ter um filho". Ainda bem que só vou ser tio, mas é preocupante que alguém que "lance o boneco" esteja há poucos meses de ser pai, ou não, quem sabe?

Vou chegar, já fui!

Willow

domingo, junho 03, 2007

Lula defendeu Congresso, uma ova!

Os principais sites jornalísticos divulgam uma matéria da BBC em que se diz que Lula defendeu o Congresso brasileiro contra as críticas de Chávez. Não defendeu em Londres e não defendeu na Índia. Sem entrar no mérito se ele deveria ou não defender, o fato é que não defendeu, e esse é o ponto. A reação de Lula nunca foi à altura das declarações de Chávez, e não só agora, em outras ocasiões também.

E, aliás, se formos ser fiéis ao tom de Lula, acho até o contrário. Quando o presidente em Londres disse que Chávez deve se preocupar com a Venezuela, Lula com o Brasil e Bush com os Estados Unidos, ele não defendia o Congresso, e sim o presidente venezuelano. Tanto é assim que a fala de Lula poderia ser muito bem usada por Chávez: “o Senado brasileiro que se ocupe com o Senado brasileiro”.

É uma questão de leitura: Lula não defendeu o Congresso, apenas corroborou com a resposta de Chávez, que, aliás, nunca deixou de se intrometer nas políticas internas de nenhum outro país.

Lula defendeu xongas!

Márcio

sábado, junho 02, 2007

Saudades dos manelés!

M2.